quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Exposição na Justiça Federal- Rio de Janeiro- RJ

Exposição - Carnaval de Sonhos
“Carnaval de Sonhos” desenvolvida com a reutilização de materiais que fizeram parte da Grande Folia,  como fantasias, adereços e restos de carros alegóricos que já desfilaram no carnaval, formam obras de grande apelo visual
Querendo dar a bucha vegetal, material orgânico, com o qual desenvolvo meus trabalhos de arte e unindo ao natural da bucha, o brilho e o fulgor do material industrializado: paetês, espelhos, lantejoulas... Em forma de arte e em outro local, galeria, apresento aquele mesmo encantamento de cores e brilhos que tanto nos atraem visualmente nessa ocasião.
A construção dos trabalhos, que têm como suporte a bucha vegetal, repete os gestos dos bordados, das colagens e alinhavos que o carnavalesco utiliza na confecção de fantasias e carros alegóricos do Carnaval. Mas não há preocupação com a simetria e a estética formal. O que se vê nestas obras é uma liberdade, um descompromisso. São trabalhos abstratos que guardam momentos, que registram um tempo, que estão carregados de significado...











terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Artes de Portas Abertas 2001

Inicio  uma experiência com artistas de Niterói, apresentando um Projeto à Secretaria de Cultura que já havia trabalhado com a proposta: Artes de Portas Abertas-,(  e que em virtude dos  custos) dava por inviável a idéia. Meu projeto foi apreciado e aprovado, mas não havia verba para apoio. Contactei alguns artistas, falei do  desejo de que Niterói, prestigiasse seus artistas, mas que não havia local para encontros, nem a possibilidade de que o fotógrafo da FAN,  ajudasse na documentação desses encontros, que culminariam num evento de final de semana.Também não se comprometeriam em conseguir espaços para as exposições.
Não desisti do Projeto. Marcava encontros em restaurantes, documentava com minha máquina fotográfica e investi em, baner, visitas em ateliês, idéias divulgadas em folhas digitadas , tudo muito informal.A FAN, fez o Folder! A oportunidade de divulgação vinha da Agenda Cultural, que tinha boa tiragem. Assim realizamos o Evento.,com 12 atelies abertos ao público.


Foto
Artista num momento que antecedeu ao Niterói Artes de Portas Abertas


2004- mudamos o nome pra Niterói Artes de Portas Abertas
, Mobilizamos os diretores de Museus e de todos  os espaços culturais da cidade, para que abriguem as  obras dos  artistas que não têm ateliê.Recebemos também o apoio de Colégios, Clubes e outros espaços ,somando-se a tudo isso, os artistas que trabalham em seus atelies  ofereceram aos colegas, possibilidade de exposição.
Uma idéia que estamos levando à frente é a de que artista deve receber um “pro-labore” pela sua participação e empenho e não pagar para o Evento acontecer.
São cerca de 104 artistas nesse Projeto.
Já um pouco mais experientes, estamos divulgando em Niterói e nas agências de viagem da Região Serrana, Paraty e Rio de Janeiro.como será o Niterói Artes de Portas Abertas 2004.
Fizemos entrevistas na TVS- canal 11, com boa mataria e visita em alguns ateliês. Dez  artistas foram entrevistados no Canal 36 e tantos outros no Canal 30. O Globo Niterói e O Fluminense , visitaram ateliês e cada um, publicou, duas matérias.
Organizamos 21 encontros que antecederam ao Evento, na tentativa de agregar os artistas, informar sobre o Projeto, e estudar algumas questões que se referem ao tema ARTE. Todo esse processo acontece (por falta de outro espaço) no meu ateliê e a FAN, informa a quem os procura, o número do meu telefone.
Muita chuva nos dias do Evento! Muitas visitas também!
No que pese tantas falhas, fizemos um coquetel no Solar do Jambeiro e concluímos nosso trabalho, num encontro no MAC.
Quando o Projeto está dando certo, é hora de passar para que outras pessoas tragam como coordenadores, boas novas. Foi assim que reuni tudo: documentação escrita, , ideias, críticas , opiniões e fotos e entreguei esse material à Secretaria de Cultura FAN.

Exposição coletiva



San Diego- Tijuana

San Diego- Tijuana

Incluímos na programação , do Museu do Ingá, no Grupo Encontro com Artistas, palestra do colega e professor Luiz Sérgio de Oliveira, que veio falar de sua experiência
na viagem que fez à San Diego, para desenvolvimento de sua tese de doutorado, que tem como título “insite”.

Grupo de Estudos na Garagem

Grupo de Estudos na Garagem
2001-2002-2003-2004

O ateliê ,é agora também, um ponto de encontro. Grupo de estudos de Arte e Filosofia; aulas de tai-chi-chuan;Grupo de Teatro e Espaço para Exposições.
O grupo de estudos, ficou para toda quarta-feira as 19:30 horas. Registro com fotos e faço anotações sobre o que se conversou e a cada ano, surge um volume, feito a mão. Ora temos número significativo de participantes e em outros encontros , a presença é mínima. Mas não desistimos.Estudamos sobre Hélio Oiticica, Lygia Clark, Valtércio Caldas , Marcel Duchamp, Picasso, Andy Warhol e muita leitura sobre o movimento Dadá
Passamos o Grupo de Filosofia no inicio do ano de 2005 para o Museu do Ingá.
Nos cinco anos de encontros, os temas foram instigantes: Lógica do Sentido de Deleuze; Física/ciência do espaço; Estruturalismo: Comentários sobre Baudelaire; Platão via Gilles Deleuze e muitos outros temas.


Entre dois pontos

ENTRE DOIS PONTOS
Instalação para a Galeria de Arte UFF
Julho de 1999

“A Instalação “Entre dois Pontos”, exposição individual de Luzia Veloso, foi inaugurada ontem, na Galeria de Arte da UFF. A mostra procura chamar atenção para os pequenos detalhes do cotidiano que passam despercebidos ...
As buchas cilíndricas são o material escolhido , como matéria prima da instalação. Um grande corredor de oito metros de comprimento e dois metros de altura, ocupa toda a lateral da Galeria e nele as pessoas puderam caminhar.Neste corredor orgânico, é sugerido observar o que está entre os dois pontos- chegada e partida e quanto deste “invisível” deixa de ser vivenciado.
A mostra permanece até 14 de agosto.

Semana Espanha / Niterói

Semana Espanha / Niterói

Por ocasião das comemorações da visita dos espanhóis a Niterói, foram realizados eventos na Cantareira. Shows, restaurantes com gastronomia espanhola e várias exposições de arte de niteroienses e espanhóis.
Este Encontro foi no ano de 2006 e nesta ocasião, os artistas locais fizeram pesquisa sobre a vida , a economia, as artes e os artistas espanhóis.
Encontrei em Miró, inspiração para minha obra. Apreciando sua criação, detive-me na “ Cabeça de um camponês catalão” e tentei assimilar na linguagem emblemática do artista, a dicotomia exposta no sistema de sinais utilizado pelo artista.
O boné vermelho, significativo símbolo catalão, que tanto sobressai na tela, serviu para a construção de minha obra- “ Barretinas “. Os bonés de Miró, , na minha escultura, saem do plano para a materialização como corpo espacial e mudam de cor. São linhas, pontos e cores, alusão aos bonés dos catalões, estruturadas num triângulo disforme de bordas desalinhadas. Estas pequenas cavernas, convidam o olhar do passante à percorrê-las e evidenciam o vazio, o oco, contidos também pela forma irregular da matéria.É uma homenagem a Miró !



Barretinas
Bucha vegetal tingida
1,30m x 2,00m
2006




Oficina de Escultura do Ingá

Oficina de Escultura do Ingá
Haroldo Barroso - 1987

...”A pesquisa constante de novos meios de expressão escultórica e, consequentemente, de novas técnicas, gera conhecimentos que permitem superar as limitações das expressões plásticas empregadas, Na gênese de todo esse processo se encontra a expansão, a diversificação e o aperfeiçoamento do homem enquanto elemento dinâmico de transformação e passível de um conhecimento autônomo e liberto de imposições culturais”.
Após o falecimento de Barroso, Mauricio Bentes, assume o coordenação da Oficina de Escultura do Museu do Ingá e em 1990, uma exposição, une escultores e gravadores do Ingá