sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tempo de Leitura

O Retrato de Dorian Gray
  A leitura me trouxe esse pensamento:
Pessoa de personalidade forte, ( quem sabe, com problema de desvio de conduta?!) que com jeito sedutor, linguagem coerente, poder e perspicácia para detectar o "ponto fraco" do outro,  consegue fazer , um emaranhado de argumentos e o objetivo, o que deseja, é que o outro seja igual a ele próprio, ou o que ele não conseguiu ser. Aquele que recebe esta carga de "ensinamentos",tudo muito novo e instigante, é tomado de uma cegueira, como um contágio mental. Daí surge uma simpatia e cria-se um nó!
Um jovem adolescente bonito , embora que um tanto narcisista, passa esta fase necessária ao seu crescimento,e, se , quem sabe, tivesse tempo de viver o luto,talvez não lhe viessem culpas...
O autor está sempre o nos envolver com os afetos, paixões,e tudo que esses termos podem remeter à psicologia  e a filosofia...
 No meu modo de perceber, o autor se mistura com o pintor, com seu modelo preferido e com o amigo de ambos ). Como Oscar Wilde vai chegar ao final de O Retrato de Dorian Gray?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tempo de Leitura

Tempo de Leitura

Logo no início , a capa do livro de José Saramago-Todos os Nomes- me fez lembrar uma belíssima exposição de Arthur Luiz Piza no Instituto Moreira Sales, acho que no ano 2000.Nesta, pude apreciar seus pequenos formatos com minúsculos relevos de extremo bom gosto. Depois, outra exposição no Copacabana Pálace, no ano passado, apresentou  pequenos objetos/esculturas(?)  envolvendo  suas chapas coloridas em tela de arame. Piza é paulista mas vive em Paris . Quando vem ao Rio ou participa das Bienais em São Paulo, ele vem “com tudo”!!!
E a obra de Saramago?
Fala de um funcionário que deseja ir além do que seu oficio propõe- é seu José, que está sempre a entrar e a sair do caos, da escuridão. Só sei que Seu José é incansável em todas as suas buscas .
Penso que nós humanos, temos mais semelhanças que diferenças. Então, logo percebi esse lado José em mim também...
Entendo que podemos optar pela saúde, pela luz, pela  alegria, prazer, pela vida. É uma conquista permanente e vale tentar...
Entendo também, que há um lado de escuridão, caos, abandono de si, lamentação, morte e doença. Que pretendemos administrar...
Esses dois lados humanos estão em nós e a questão é como equilibra-los.
José afinal representa o ser humano comum com suas buscas, aventuras, questionamentos, loucuras, dúvidas...
Há passagens marcantes e profundas. Veja quando José procura na escuridão  tateando, o lugar onde poderia acender uma luz, o que faria ver melhor o interior que percorria. Percebeu que o ponto para iluminar, estava bem no chão,sob seus pés. Assim é que muitas vezes queremos buscar longe, o que está bem perto.
Seu José parece buscar sua identidade , quando dialoga com o teto , com seus pensamentos , com o pastor no cemitério e na busca da mulher desconhecida (seu lado feminino?) Tudo parece um rebatimento , um espelhamento. Tudo é ele mesmo e somos nós.

Preto / Branco
















Tempo de leitura

Tempo de leitura

Gostei do livro que acabei de ler. É “O tempo entre costuras” de María DueñasA autora trata com extrema delicadeza, todas as mulheres que fazem parte da trama- desde a simples ajudante até a senhora proprietária do ateliê de costuras; os políticos e as pessoas influentes da sociedade. Diferente do jornalista Boris Casoy, que não vê num gari um ser capaz de  feliz , desejar aos demais, felicidade também, Sira é respeitada, incentivada a avançar sempre em direção aos seus desejos e sonhos. Ela prospera no trabalho (como?)  apaixona-se, acredita. Há frustrações que julgamos que irá sucumbir- na decepção com o amor; a venda das armas...Mas Sira é forte e destemida! O final de sua história? Fica uma dúvida em “eu e Marcos talvez tenhamos nos separado...” e segue sua vida entre costuras.
Lembrei-me de minha mãe costureira. Profissão pouco reconhecida , mas que requer dedicação, esmero e compromisso  com as entregas. Ela não falhou nesses quesitos. Muito pelo contrario, as encomendas eram entregues bem antes dos prazos. É que com aquele” rico dinheirinho”, ela ajudava meu pai, nos gastos com a família.

domingo, 17 de abril de 2011

Fotos Exposição "Quando O Carnaval Chegar"

A obra de Luzia nos envolve, há uma suspensão da consciência imediata, tão valiosa na vida em geral e na arte em particular. Rapidamente somos envolvidos por um mundo de ilusões, ambigüidades e surpresas.  Percebemos a intimidade da artista e sua matéria prima, a bucha vegetal, uma convivência que começou na infância onde: “nós plantávamos e colhíamos”, e redescoberta nas aulas de escultura no museu do Ingá. Depois desse reencontro são vinte anos de pesquisas que criaram o universo artístico de Luzia.  Surgiram esculturas que dialogam com as “coisas” do mundo possuindo uma estrutura em aberto que possibilitou a experiência carnavalesca.  Ela não representa o carnaval e sim apresenta ao carnaval sua poética.  A consciência de ser artista transparece nas formas escolhidas devolvendo vida à bucha que nessa transformação encontrou “a plenitude de sua matéria” (Walter Benjamin). Luzia costura, sutura suas buchas no silencio que vai revelando o seu caminho. Para essa exposição à bucha tomou o corpo, ela não esfolia, ela é a própria epiderme, é a pele que cobriu o passista e ganhou a avenida.  Do encontro da arte contemporânea com o barracão houve um duplo resgate.  A bucha saiu de sua condição restrita de uso anônimo e os adereços tiveram seu fim anunciado suspenso pela intervenção da artista.


Claudia Ferraz










Lançamento Livro/Catálogo- Janeiro 2011

O Catálogo compreende a trajetória da artista desde o ano de 1982, quando apresentou a exposição " Retorno", na Caixa Econômica Federal , em Natividade e vem mostrando as obras - esculturas, pinturas, desenhos, gravuras, objetos que compõem o universo artístico de Luzia Veloso, até 2011.
Nele não encontramos todas as obras; são quatro ou cinco de cada segmento, selecionadas pela artista para esta apresentação. Na verdade, Luzia, com sua curiosidade inventiva e seu talento , ao longo desses anos, fêz muito mais e certamente , já está a criar para novas e possíveis apresentações!