segunda-feira, 25 de julho de 2011

Flor da Neve e o Leque Secreto

Flor da Neve e o Leque Secreto
Obra de Lisa See
Sofrimento, dor, solidão,  preconceito, lirismo, amor e tantos outros sentimentos, percebi ao ler esta obra.Na tradição chinesa, o ato de prender  ataduras nos pés das crianças meninas, vai até 1950; a autora enfoca esse costume, na sua obra.
 Quanto menor o pé da criança, mais valor ela terá para a família de seu marido, pois as bandagens bem apertadas, produziam pés mínimos e maior dor. Sendo assim, a menina ofereceria a seu marido momentos de prazer já que possuía pés lindos e preparada estava para as dores do parto e para outros sofrimentos que surgissem em sua vida
Para a bandagem, as mães, irmãs ou avós, quebravam os dedos dos pés de sua filha, só deixando o grande artelho; isso era feito na criança, com a idade de cinco anos – prendia-se a faixa bem apertada e dali saia sangue e com os dias, pus e fedor.
Ter filho-homem era o esperado. Filha-mulher é como galho seco, não serve para nada,e só dá mais despesas para a família.Para a mulher, serviços da casa, bordar, ajudar a família de seu marido, obedecer e servir.Era uma a tradição – as mulheres, poderiam ter ( e acho que as mais privilegiadas) laotong e seriam felizes nos aposentos de cima , na companhia de sua “velha-igual” . Era um costume aceito por parte de seus maridos, e de seus filhos. O homem morava na casa com sua mulher, seus filhos e algumas concubinas.
Flor da Neve e sua velha-igual, através de uma linguagem secreta- nu shu ,(escritas em leques,que eram usadas pelas mulheres) trocam delicadezas, afetos e muito sofrimento!!!




INVICTUS- filme sobre Mandela

INVICTUS- FILME SOBRE MANDELA
Com Morgan Freeman e Matt Damon

A República da África do Sul,foi colonizada por (brancos), holandeses e ingleses, que estabeleceram o regime apartheid. Era negado então aos negros, o direito de casamento com brancos; sua educação era diferenciada e foram criados bairros onde os negros deveriam morar. Sendo assim, eles ficaram sem direito social, político e econômico.
Mandela foi um líder que lutou contra essa segregação racial. Preso,foi condenado a morte. Sua libertação ocorreu , quando um presidente foi eleito , abolindo também o apartheid.
O filme,tem início quando Mandela é eleito presidente. Inteligente, ele foca a conquista de um povo totalmente contra os negros, no jogo de rugby. Em sua primeira ida ao campo para encorajar seus jogadores, é vaiado.De sua coragem  , calma e determinação ,poderemos  perceber melhor, no decorrer de todo o filme.
Vemos emocionados Mandela dizer: “O perdão liberta a alma”.
Em outro momento quando os líderes do esporte votam por mudar as cores e a hino do time “branco”, Mandela diz que não vamos agir do modo  que os opressores do passado diziam  que faríamos e acrescenta:” Temos que surpreender, com compaixão, controle e generosidade”.
E quando seus seguranças o alertam para que não se exponha, ele fala:
 ...”o medo impede a liderança”.

Preso por 27 anos , Mandela conta que este poema, o fortaleceu e inspirou-


Noite à fora que me cobre
Negra como um Breu de ponta a ponta,
Eu agradeço, a sejam quais forem os deuses
Por minha alma inconquistável.


Nas crueis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não abaixada.

Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o Horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos.


Encontra, e deve me encontrar, sem medo

 
Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre de meu destino;
Eu sou o capitão de minha alma.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Primeiro Homem - Albert Camus

Penso, que a ajuda no nosso processo de crescimento pode vir mesmo de uma avó severa, que se soubermos olhá-la com generosidade, vamos perceber que ela dá e educa como pode. Mas, só aprendemos isso , depois de crescidos, quando repetimos , contamos, narramos, reclamamos e tentamos elaborar tantas coisas sofridas do nosso passado.
Pensei também que a vida no final é solitária e que muitas vezes se estar só , é coisa produtiva, quer dizer- desde que não nos vejamos abandonados...
Quando nosso filho não está sob nossos olhos, nós falamos; Cuide de você! (repetimos isso, desde ele pequeno até quando adulto!!!) É uma tentativa de passarmos sentimento, para que ele não se sinta desamparado , solitário. O cuidar com afeto de nós mesmos, permite a entrada do outro- amigo, parente, colega, etc e tal
Sinto que todo encontro de grupo, é terapeutico. Seja num bar, numa sala de aula, nas festas de família ou reuniões de trabalho, basta que estejamos interessados, atentos!
Passamos dificuldades na vida, tendo que pedir dinheiro emprestado- tendo que pedir ser ouvido- às vezes, o alimento do dia a dia falta...
Falando sobre Leonardo da Vinci, referindo-se a sua infância e juventude muito complicadas, sem o pai e a mãe agarrando-se ao filho como única razão de sua vida, Freud relata depois de muitos estudos e pesquisas; " Leonardo da Vinci emerge da obscuridade da sua meninice como artista, pintor e escultor".Que caminho tortuoso e sofrido. Quanta falta , angústia e desamparo! Então penso ,que, a seu modo, ele se encontrou
. Nós nos "salvamos" corajosamente

Meia noite em Paris de Woody Allen

Penso que tenha sido a história de um roteirista , de nome Gil, cujo sonho é ser um famoso escritor. Viajando com sua noiva  para Paris, cria o roteiro- um sonho, onde encontraria seus personagens preferidos. No filme, que acontece nos anos 20 na França, realiza a fantasia ao jantar com Picasso no La Rotande e se apaixona pela amante do pintor cubista.
Picasso-foi quem mais radicalmente  afastou-se da arte de tradição ocidental. Não queria abolir a representação, mas transformá-la.
Quanto a Kandinsky e Klee, ambos músicos, eram místicos e adotavam o pensamento Zen- só pode tornar-se iluminado aquele que se liberta dos seus hábitos e pensamentos racionais. Se empenhavam no equilíbrio entre linhas, sombras e cores. “ O artista não planeja seu trabalho, ele deixa  a obra crescer”.
 Scott e Zilda Fitzgerald, escutando Cole Porter, a cantar Let’s Fall in Love.
 Salvador Dali(1904-1989),deixando crescer seu bigode, que o tornou conhecido- um dos pintores surrealista, que tentou imitar a confusão da vida dos sonhos, unindo na sua obra,fragmentos desconexos do mundo real.
Com Buñuel, Dali colaborou no curta “Um cão andaluz” e em Meia Noite, Gil sugere que se faça um filme sobre um jantar fracassado e o filme é- O Anjo Exterminador, que fora lançado em 1962.
Recordando - em A rosa púrpura do Cairo, dirigido pelo próprio Woody Allen, a garçonete de tanto assistir o filme, o herói sai da tela e quer oferecer uma vida mais digna para sua nova-bem –amada-garçonete. Situação nada real também...
Com Ernest Hemingway, escritor norte-americano que publicou –O velho e Mar-1952-a obra de ficção  onde o pescador  precisa lutar contra a maré na busca de seu pescado e depois de tanta batalha consegue um enorme peixe que até chegar a praia, é só esqueleto.
Penso que o diretor fala de seus embates na vida pessoal e da própria reestruturação de sua criatividade na direção de um filme tão diferenciado e extraordinário, como foi a história de Santiago,que diante da dificuldade ensina: paciência, sabedoria e persistência.
Ponto de encontros dos americanos era a Livraria em Paris, perto do Jardim Du Luxembourg, onde Hemingway , pegava livros emprestados.
Se quisermos conjugar Woody Allen e Matisse, ambos queriam construir algo, em vez de copiar.