sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Arte- escultura - Luzia Veloso

                                                    

                                                  RETRAÇOS
                                                


Tela de arame e argila- 1,20x0,80m
           A teia, a tela
           a malha
           metálica                           
          A trama especial
          Que convidam a criar.

           Torcida, contorcida
           Construção
            Que teima a entrelaçar.

            Tempo em movimento
            Aproxima
            extremidades e os
            relevos agudos unidos são   embarrados.

Criam-se espaços, cavernas e ocos infinitos...

             Retraços de fios, agora revigorados
             experimentam novas formas no espaço.
             Esboços que são passagens internas,
             intensas,
             em processo, em evolução.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Equador- livro de Miguel Souza Tavares

                                       

    Luís Bernardo tentou fazer advocacia, abandonou o curso e foi para Lisboa gerir a empresa que herdara de seu pai, falecido. Tornou-se sócio principal da Companhia Insular de Navegação.Veio a saber do valor total de seu bem, quando convidado ao cargo de governador da província ultramarina de S. Tomé e Príncipe. A venda de sua empresa deveria ser feita em tempo recorde pois que o rei D. Carlos lhe havia dado, após o convite apenas dois meses. O prazo de estada na ilha seria de três anos.
    Um pouco antes do convite pra governar S. Tomé e Príncipe, Luís Bernardo encantara-se com Matilde , a bela e atraente esposa de seu melhor amigo. Teve com ela duas noites de amor e partiu.
     Qual o interesse e a urgência desse cargo?
* " ao contrário do que diz a imprensa e os comerciantes ingleses, não há trabalho escravo em S. Tomé. Isto, ao mesmo tempo que terei de convencer os colonos portugueses de que acabou e escravatura e de que os seus trabalhadores devem passar a ser homens completamente livres- livres até de irem embora, mas sem que isso afecte a prosperidade das roças," p.78
* "Não há tinta nem papel de escrever, não há navalha de barba, não há toalhas nem panos, não há talheres de comer nem loiças, não há roupa de vestir"... e enfim não havia nada! Só um grande problema clamando por solução: o cacau era a maior riqueza e seria preciso dizer que os trabalhadores das roças eram livres.
    Luís foi escolhido por que?
"além das qualidades requeridas para a situação, sabia falar inglês corretamente".  Isto facilitaria a negociação onde Portugal iria aceitar a "instalação em S. Tomé e Príncipe, de um cônsul inglês residente."p. 61.
    Angola era dez vezes maior que Portugal cem vezes maior que S. Tomé" Em 1862, ,vinte anos após o tratado com a Inglaterra, os comissários ingleses em Angola foram queixar-se ao governador os navios portugueses se dedicavam ao comércio e transporte de escravos do sertão de Angola para as plantações de S. Tomé e Príncipe."...p.116
    Luís Bernardo partiu. Escutava informações :"Mas, perguntava-se a si mesmo, o que incomodava verdadeiramente a Inglaterra era a escravatura ou a proteção dos seus interesses comerciais nas colônias?"p.119 ele particularmente não aceitava a ideia da escravidão e era a favor da libertação onde a colonização fosse feita por processos e métodos modernos e civilizados.
    Para se inteirar melhor da vida das pessoas, do trabalho que realizavam, o que comiam, como era a vida familiar, quantas horas trabalhavam por dia, se tinham carteira e contrato de trabalhos, se os homens poderiam partir de volta as suas cidades de origem, Luís Bernardo resolveu visitar cada centímetro de terra onde moravam os que estavam agora sob sua jurisdição. Realizou também um grande baile, onde recebeu seus convidados como perfeito anfitrião.
    David Jameson , foi chamado a Delhi. para ocupar um cargo no governo central. Era também ali um diplomata e espião. Ali conheceu Ann e casaram-se; ele era estéril. "...não troco o homem que amo e que mais admiro por um pai em potência", dizia ela.
    No atual cargo, David trabalhou, incansavelmente, e em três meses já conhecia os problemas locais. Fazia uma rotina de viagens e visitas pelos vários distritos e Ann, cumpria sua agenda social.
Como governador, David conheceu o rajá de Goalpar- Narayan Singh, que oferecia seu harém aos amigos e abria o palácio para a jogatina. David, se entregava todas as noites ao jogo e perdeu uma quantia elevada. Para pagar a dívida, retirou do seu pr´prio aposento, um par de castiçais, que foi parar na loja do judeu, para venda ao público. Alguém que conhecia a peça caríssima foi ao superintendente da polícia e acusou oroubo do objeto, então na vitrine. Alister Smith, procurou David , mas ficou sabendo que fora ele mesmo o autor do tal "roubo". Diante da vergonha que esta notícia poderia dar, ele entregou o cargo e partiu dali, sorrateiramente. Apresentou-se ao Ministério das Colónias e ali foi convocado a ser como que um policial , no cargo de cônsul, em São Tomé e Príncipe, cargo este que nada lhe restara senão aceitar.
    Londres então comunicou a Lisboa que Luís Bernardo receberia o cônsul inglês. Logo no início, o casal e Luís ficaram amigos, o que foi muito comentado por todo local.
    Luís recebeu seu amigo João em visita a S.Tomé e este ficou espantado dada a precariedade do local onde Luís vivia. Passeou, viu também beleza e acabou se apaixonando por S.Tomé. João trouxe notícia de que Matilde (a paixão de Luís) estava feliz com o marido e que esperava uma criança. Passados quinze dias João partiu. Ann o marido e Luís, estavam sempre juntos e surgiu respeito e consideração entre os três. Muito rapidamente, Luís se viu nos braços de Ann e por várias vezes faziam amor de forma apaixonada e ardente.
    David quis uma conversa particular com o amigo e propos que se tivesse que enviar relatório para Londres, constatando a mão de obra escrava, este lhe avisaria com antecedência de modo que Luís poderia partir dali, com seu pedido de demissão, já que sua tarefa não surtira resultado positivo.
    A fuga de dois trabalhadores da roça de Mário Maltez, alertou Luís da necessidade de tomar providências já que a seu pedido eles não retornaram à roça e sim seriam julgados por um tribunal. Como eles não tinham advogado, foi a oportunidade de Luís, se oferecer para a defesa dos dois. Foi um longo julgamento. Até que o juiz adiou a sentença para " depois de amanhã"e que os réus permaneceriam presos. Passados estes dias foi proclamado que os dois foragidos estavam absolvidos e devolvidos á roça.
     O negro Miguel, espancado quase a morte  disse para os companheiros que fossem trabalhar e que ele ficaria para fazer as negociações. Dado seu estado lastimável, foi acodido por Luís e David e este último o levou para casa a fim de cuidar das feridas e abrigá-lo como empregada para acompanhar Ann, nas suas cavalgadas. Luís concordou e depois desse episódio, cansado e tentando tomar ar puro,  preferiu ir andando comprimentando as pessoas ou encarando ser olhado com desdém. Encontrou-se mais além com Maria Augusta com quem havia deitado uma vez. Ela revelou que todos os habitantes não gostavam dele e o motivo se ele queria saber e por estar perdido de amores pela mulher do consul inglês e que misturava seu governo com a cama.
     Luís ficou aturdido com a notícia e quis logo ir de carro para casa. Lá recebeu um telegrama que anunciava a visita do príncipe real e do ministro Aires d'Ornellas . Luís  providenciou cartazes que se espalharam pela cidade, anunciando tão importante acontecimento.
     O governador contraiu malária.Ann ia visitá-lo e se deitava com ele , cheia de paixão.
     Luís fora chantageado para convencer o consul ingles para declarar que não havia trabalho escravo em S. Tomé e Príncipe e que também ele próprio estava confirmando isso. Caso contrário seria preso no dia seguinte, junto com Ann, por adultério.
    Luiz tentou livrar-se daquele vexame e pensou em propor para Ann, que fugisse com ele naquela noite. Foi cautelosamente entrando nas cercanias de casa de Ann, e ao ouvir ruídos e gemidos, se inteirou que sua amada estava a fazer sexo com o negro Miguel. Saiu dali atordoado...
    Que solução teria dado a tal impasse?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aparências Conto de Gracinda Rosa

                                                            Aparências    

    Gracinda, descreve a paisagem da orla de Niterói, com seus monumentos mais importantes, de forma poética. Seu conto é livre e suave. Fala do dia a dia com detalhes de quem olha e aprecia a natureza, o humano que há em cada ser e quer penetrar nos sentimentos, trazendo-nos notícias do que em nós ocorre, sem muitas vezes nos darmos conta. A inveja de que fala é um sentimento quase ingênuo de alguém que observa uma família e imagina que ali reina a harmonia tão desejada.
    No desenrolar da narrativa, vamos compreendendo que as mulheres do conto de Gracinda sentem “inveja mútua”.
    Gesto carinhoso das duas, as aproxima e propicia o início de uma bela amizade.
    O conto de Gracinda fez-me lembrar do letrista, poeta, e cantor Arnaldo Antunes na música                                Invejoso
                  “O carro do vizinho é muito mais possante
                    E aquela mulher dele é tão interessante
                    Por isso ele parece muito mais potente
                    Sua casa foi pintada recentemente

        E quando encontra o seu colega de trabalho
        Só pensa em quanto deve ser o seu salário
        Queria ter a secretária do patrão
        Mas sua conta bancária já chegou no chão...”

É dito popularmente que:
“Quem quer que se diferencia dos outros, por algum dom ou qualidade, está sempre em luta com o ciúme e a inveja."



                    

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ferreira Gullar

Nasceu em 10 de setembro de 1930         Um instante

                                                                Aqui me tenho
                                                                Como não me
                                                                 conheço
                                                                               nem me
                                                                 quis

                                                                  sem começo
                                                                   nem fim

                                                                                 aqui me
                                                                   tenho
                                                                                  sem mim

                                                                    nada lembro
                                                                    nem sei

                                                                    à luz presente
                                                                    sou apenas um
                                                                    bicho
                                                                              transparente