sábado, 29 de setembro de 2012

Fausto de Goethe

FAUSTO
                                                     Fausto de Rembrandt


Aqui estão algumas ideias que poderão ser discutidas e postadas revisões. É um texto aberto para que outros possam ampliá-lo. Possibilidade para encorajarmos à leitura dos clássicos. É um começar!
A ação acontece no céu,onde o diabo faz uma aposta com Deus. Ele não se apresenta de forma repulsiva ele seduz pela erudição.-é um sedutor. Fausto, busca conhecimento e julga que a magia lhe dará o que deseja. Isto não acontece. Frustrado quer se matar mas foi desviado de seu intento quando ouve na rua, vozes que festejam a Páscoa. Já com o diabo, caminham ao encontro da bruxa que com uma poção mágica transforma Fausto num jovem. Durante os festejos ele vê Margarida e se apaixona. Com presentes e a ajuda de Marta ele encontra sua amada. Há impedimentos para o romance que são a mãe de Margarida e seu irmão. Mas o diabo vai contornando a situação com seus métodos.
Mefisto- o diabo     Margarida é também Gretchen         Marta é mãe de Margarida
Wagner é um ajudante do diabo               Valentim -irmão de Margarida. Ele não concordava com o romance da irmã e acaba  morrendo num duelo com Fausto. Valentim  diz:
“Repito, deixa ais e lamento!
Quando pisaste a honra no chão, Tu me golpeaste
Me traspassaste
É que me abriste o coração.
Morrendo, eu entro para o Além,
Como soldado e homem de bem.” p.172

   Embora que bens, amores, não era o que mais desejava, Fausto se envolve com a orientação do diabo e fica até muito grato: “...sublime gênio, tens-me dado tudo; tudo o que te pedi”
Minha leitura do livro por hoje, chega até Margarida que diz para Fausto:
”Não sabes? Minha mãe, matei-a!
Afoguei meu filhinho amado.
Não nos fora ele a ambos nós dado?
A ti também. – És tu! Quase o não creio.
Dá-me a mão! Não é devaneio!
Querida mão!- Ah, mas que úmida está!
Enxuga-a! Cismo que há
Sangue nela, Virgem celeste!
Ah! que fizeste?
Põe a espada de lado;
Eu to rogo, o demando! “ p. 201

O que Goethe leu sobre FUASTO? ( muitas informações estão no prefácio do livro)
   *Quando criança assistiu ao teatro de marionete iniciando assim sua obra Embora seja Fausto uma fábula, ficção pois foi baseada numa lenda medieval sobre a vida de Dr. Fausto, tem também um lado obscuro, pois é de autor anônimo e se misturam com as crenças diabólicas daquela época, pois todos que questionavam Deus e a religião, eram tidos como amigos do diabo. Então a busca pelo saber faz de Fausto um desajustado que tem dúvidas e questiona os ensinamentos divinos.
   *Em 1592, o dramaturgo Christopher Marlowe, leu a tradução para o inglês e escreveu uma peça  sobre o doutor Fausto, editada em 1604. Ela volta para a Alemanha e Goethe a assistiu em 1768 e 1770. Há aí prioridade para o tema- busca do conhecimento desdobrando-se na ajuda  do diabo, pelo seu intento.
   *Em 1755 e 1775, o escritor Lessing é lembrado pelos alemães, quando estes recorrem aos seus escritos sobre Fausto e fazem apresentações teatrais com fragmentos do projeto de textos sobra a lenda.Há aí prioridade para o tema-salvação.
   *Em 1772, Goethe escreve Fausto, já influenciado por tudo que já foi comentado e justapondo-se  o classicismo, romantismo, períodos literários da sua época, mais seus estudos filosóficos , mitologia antiga, acontecimentos trágicos da época. Há aí confirmada a idéia de salvação-
  - Referência ao Mistério da tradição religiosa: Deus é o Senhor- o Homem é Fausto- e o Diabo é Maphistófeles.

Algumas considerações:  "A literatura da virada do século : fim das utopias". O imperador Arauto de Eloé Heise: "Goethe, como poeta e cientista estudioso da botânica e minerologia, estava a procura das mais elevadas leis que regem a constituição da existência e dos fenômenos naturais. Encontrou acesso às eternas fórmulas da vida, identificando a combinação complementar dos opostos: inspira e expira, sístole e diástole, expanção e contração, nascimento e morte. "p.53
Goethe acreditava que através das mudanças constantes na vida através da ação, podemos desejar a plenitude.                                                                
Encontramos a ideia de que para Deus – o homem, que está entre Ele e o Diabo, na disputa, é bom . Ele permite que o diabo “cutuque” o Fausto, para conservá-lo em constante busca sem esmorecer.Aí está a ação do homem e a vontade de Deus:
“ Pois bem, por tua conta o deixo!
Subtrai essa alma à sua inata fonte,
E leva-a, se a atraíres pra teu eixo,
Contigo abaixo a tua ponte.
Mas, vem, depois, confuso confessar
Que o homem de bem, na aspiração que, obscura, o anima,
Da trilha certa se acha sempre a par.  p.38

Para o Diabo- o homem é frágil, inseguro e tem dúvidas sobre o espiritual e o material.
“Bem, assim me agradas.
Haveremos de ser camaradas!
Para que as cismas vãs te enxote,
Vim como nobre fidalgote,
Em rubras vestes de veludo,
Capa de rígido cetim,
Pena de galo no chapéu pontudo,
Afiada a ponta do espadim.
E, sem mais, ora te aconselho
Trajar idêntico aparelho,
A fim de que, livre, ao laré,
Aprendas o que a vida é.”  p.78

O Homem-  não teme o inferno  e o diabo. Goethe quer falar do desafio proposto pelo diabo e essa proposta  pode não ser esclarecida. A vida em constante busca...
Quando Fausto deseja que seja cumprido o trato:
“Meu mestre na arte da honradez
Deixe-me em paz com sermões seus!
Saiba, para o que der e vier,
Se eu hoje a noite não tiver 
Nos braços o anjo de mulher,
À meia noite dou-te o adeus.”  p.124

A fala do Famélico- o avarento
"Longe de mim , vil mulherada
Sei que meu jeito não te agrada.
Quando ainda a fêmea a casa olhava, De "Avareza" é que eu me chamava.
Era abastado o nosso lar,
Nada a sair, e muito a entrar.
Amontoava eu cofres, baús;
Que é vício o mulherio deduz.
Pois na época de hoje, a mulher
Poupar já não sabe e não quer.
Qual pagador mau por inteiro,
Mais gana tem do que dinheiro..."p.237
Vai continuando a fala muito atual: descrimina a mulher , aponta o homem valentão , rico e bêbado. O Famélico fala do seu contexto humano desajeitado.
Estou quase terminando a 1ª Parte.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ótima Apresentação!

Fernanda Velloso e seu marido Paulo Mills, fazem bela apresentação! Vale conferir!
http://vimeo.com/48992157



domingo, 16 de setembro de 2012

Outras ideias para o RIO

Mostra bienal internacionalde arte pública- intervenções de artistas pela cidade.
Na Cinelândia: "Labirinto de Vidro" de Robert Morris.



 
Escultura gigante do espanhol Jaume Plensa erguida na praia. Foto: Tania Rego/ABr

ARTRIO - bela exposição!



ARTRIO 2012
São 13 mil metros quadrados no Porto, esperando 60 mil pessoas, para a exposição com 120 galerias. Esta é a Feira Internacional de Arte Moderna e Comtemporânea.
 
  
Sheila Hickes
 
 
Antonio Dias
 
 
 
 
 
 
Varejão
 
 
Edgard de Souza
 
 
Yinka Shonibare
 
 
Wolfram Ulbrich
 
 
 
 
Henrique Oliveira
 
 
Leo Ayres
 
 
ELuiz Ernesto
 
 
Beatris Milhazes
 
 
Ernesto Neto
 
 

 
 
 
 

 
 
Alselm Reily
 
 
Maria Martins
 
 
Helio Oiticica
 
 
 
 
 
 
Muito melhor que a do ano passado a Art Rio estava linda- Neste ano houve preocupação com a iluminação e a exposição dos quadros nas paredes, o que para o público foi ótimo: estávamos numa mega exposição.
Os galeristas estavam calmos e o cliente tinha um pequeno espaço reservado para negociação.
O nome do artista estava visível para alegrar nossos corações .
Percorremos quatro armazéns com obras importantes e maravilhosas!
Estivemos pertinho de Fontana e Warhol
 
Ainda  havia Picasso!
 
 
 

sábado, 1 de setembro de 2012

FAUSTO de Goethe em casa




O livro de Fausto comprado novinho já estava envelhecido na estante e olhava pra mim. Não tive mais dúvidas que era hora de agarrá-lo para não soltar enquanto a leitura não fosse feita. Seria oportuno convidar alguns amigos animados e eles foram aceitando a ideia da leitura de Fausto. Goethe que nos aguarde!
Hoje é o nosso primeiro encontro. Somos 15 ao todo, mas três não puderam comparecer.
No início, Claudia trouxe sua colaboração e logo depois todos que quiseram falaram sobre esse amor antigo e mal resovido- "ter e nã ler" Agora então mãos a obra!
A proposta surgiu no mes de junho, quando vimos o filme preto/branco Fausto; o filme Mephisto e fizemos a leitura do "Os sofrimentos do jovem Werther".
Fausto,é uma obra prima da literatura alemã. Considerada lenda pois que Fausto existiu e a narração foi mantida pela tradição oral, até que muitos escritores abordaram este tema.
Na época medieval a salvação da alma era fotor importante na cultura européia. O mago com o elixir controlava a vida, a juventude e o saber. O pacto entre o diabo e Fausto tem prazo; são 24 anos. Por que Goethe teria escolhido Fausto? é o que ouvia desde sua infância e em 1776, apresenta seus primeiros escritos.A primeira edição é de 1806, quando já estava com 57anos com a primeira parte. Em 1831,surgiu a segunda parte, quando o autor já havia falecido.
Fausto escreveu também "Teoria das Cores" que pouco se falou dela na época, porque Goethe contestava Leonardo Da Vinci; que em sua obra "Tratado da Pintura e da Paisagem", afirmava que o branco é a reunião de todas as cores, certamente falando como um cientista, sobre a cor física. Fausto não concordava com esta afirmativa, num equívoco pois pensava em cor como pigmento e emoção. Ficou este incômodo!
Voltando ao tema, muito se falou sobre o romantismo, período em que todos os paízes sofriam com o problema da pobreza e da mão de obra escreva. Os mais pobres viviam em guetos, alojamentos sujos e de extrema pobreza coabitando as vezes, cinquenta pessoas no mesmo alojamento. Muitos ficavam doentes e morriam . Era a Revolução Industrial onde
os trabalhadores eram como máquinas.
Os intelectuais da época, protestavam e se indignavam com esses maus tratos e ficavam de costas para esse progresso, contemplando a natureza. Surge aí o romantismo na arte, quando em protesto, os artistas pintavam árvores secas, muralhas destruídas, crianças sofridas e morte.





Fausto percebe sua própria realidade e sofre. Mas sofre também com o que constata na vida das pessoas a sua volta. Ele deseja reverter isso mas encontra-se com o poder da destruição.
Isto nos remete aos nossos tempos- aprendemos para termos uma vida em mutação e o retorno disso não é a riqueza material mas experiência-criatividade-ação. No final ele diz que há uma pequena palavra- amor
Escrevo hoje o que pude "pegar" das falas dos participante no Encontro com Fausto. Certamente que ouvimos e trocamos muito mais informações...
Sobre o que ocorrer na próxima reunião farei outros comentários e minha ideia é que Fausto seja instigante o suficiente para nos arrebatar!!!
Lembrado por Neide, Claudia enviou este escrito:
"Amar o Amor, Desejar o Desejo e Sentir o Sentimento são as tres propostas básicas para um romantico.O importante é toda uma percepção de mundo através desse olhar sensível que deixa de lado o auto-dominio da razão.
O amor é um meio de chegar a esse mundo sensível, o objeto amado é o veículo necessário. é muito mais um amor pessoal, eles falavam de individualismo, subjetivismo, de auto conhecimento, de liberdade criativa.Esse objeto do interesse romantico é a ponte para o sentir intenso da vida e acaba por virar uma obsessão.
Lembrando que eles se matavam por uma exaltação desse ideal romantico que nunca pode ser de fato alcançado.
Ser romantico é ter um modo de vida criativo!"