quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SHAKESPEARE




                 
Algumas Considerações

  Nasceu no noroeste de Londres em 1564 e morreu com 52 anos no dia 23 de abril   de 1616.
    O primeiro registro sobre Shakespeare, foi em 1552 e era uma multa por acumular lixo em frente a sua casa. Seu pai teve vários empregos  tendo chegado a oficial de justiça. Sua mãe era doméstica e teve oito filhos. Casou-se com 18 anos e precisou da autorização do pai para casar-se. Sua mulher tinha 26 anos . Atribui-se esse fato a inspiração do autor em " Sonho de uma noite de verão" onde ele escreveu:
"O verdadeiro amor nunca seguiu um curso fácil.
Às vezes tem sido a diferença de linguagem...
Ou então mal unido pela diferença das idades-"
    Durante os chamados "anos perdidos" o autor , segundo notícias da época teria sido: agiota, marinheiro, soldado, jardineiro, cocheiro e topógrafo.
    Em 1592, o autor era conhecido pelos vários talentos: passou a fazer parte do teatro profissional em Londres;era ator, dramaturgo e revisor de peças; era conhecido como poeta.
    Quando perdeu seu filho, teria escrito em "Rei João":
" A dor substitui meu filho ausente!
Se deita em seu leito e passeia comigo.
Me olha com seus lindos olhos, repete suas palavras,
Veste suas roupas.
Tenho então razão para amar minha dor!"
No período elizabetano, onde só imperava o dinheiro, Shakespeare usa de metáfora para falar do mercado dos casamentos, numa canção para  "O Mercador de Veneza".
"Onde nasce a fantasia?
No coração, na cabeça?
Como é gerada e como se nutre?
           Responde, responde
É concebida nos olhos,
De olhares se nutre e morre
No berço mesmo onde jaz.
À morte dela dobremos,
Eu começo: blan, blen, blão!
Blan, blen, blão
Em 1576, foi construído na Inglaterra o primeiro teatro permanente. O Teatro Globe de Shakespeare, foi inaugurado em 1599.
Embora que a questão de autoria fosse muito comentada, concluiu-se que o Conde de Oxford, Edwward de vere- Francis bacon- Chistopher Marlowe- não escreveram as peças eos poema que na verdade são de autoria de Shakespeare.
Foi somente no ano de 1769, que ele foi considerado um clássico.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Infâmia de Ana Maria Machado

                           

                                      
      Custódio morava no mesmo lugar onde nascera. Estava para se aposentar e era chefe do setor.Tinha dois filhos Eduardo que foi morar longe e Jorjão  fisioterapeuta que morava ainda com os pais. Pensava que alguma coisa estava acontecendo com ele na repartição depois da entrada do novo chefe- mas não detectava o que era. Sentia os colegas que se distanciavam dele e seu chefe que ralhava sempre.
Conversou com o filho Jorjão e pediu que o encaminhasse ao jornalista Túlio para falar dos problemas da repartição: primeiro os comentários sobre dona Guiomar " Comendo aquela pelancada"p.74 
Vai procurar seu amigo que havia se aposentado fora do período, mesmo ganhando menos na aposentadoria  e o amigo lhe revelou que foi encontrado com folhas escritas com envio de dinheiro para um deputado, jogada no lixo pela secretária que veio correndo pegar de suas mãos e o chefe o incriminou , ofendeu e ameaçou se ele dissesse alguma coisa sobre o que viu. Ele resolveu sair do trabalho, porque surgiu um outro problema e ele não suportou o boato que saiu na repartição de que sua filha era mulher fácil.
     Custódio resolveu fazer uma denúncia pela TV.
         Lembrou-se de outros problemas onde até seus amigos mais queridos o evitavam. Todos os dias saiam notícias no jornal de que ele era ladão e ele sentia vergonha.
Dr Newton explicou: " ...sigilo que protege a fonte de informação é sagrado para a liberdade de imprensa". p.166
      Custódio sentia-se um judas: "...até as cidades despencam. Quanto mais a honra de um humilde funcionário público decente..." p.182
      Agora o jornal dizia que em sua conta fora depositado duas parcelas altas. Mas ninguém foi procurar saber que se tratava da venda do apartamento de sua mulher cujo pagamento foi dividido em duas partes. A imprensa não pesquisa para noticiar.
      Custódio passou a faltar no emprego . Em casa ao ler o livro de Jó, pensava naquele Deus justo que era injusto com ele.
      Resolveu voltar ao trabalho e lá foi chamado por seu chefe que o retirou da função. Custódio sentiu-se tonto, defecou, vomitou em tudo e foi levado para o hospital.
"Mas era num mar de sangue que culminava o assassinato moral de Custódio". p. 262

      Vilhena é o embaixador e sua mulher é Ana Amélia; eles perderam a filha Cecília que era casada com Xavier também embaixador. Eles tinham um filho Luiz Felipe.
Vilhena tinha problemas e Jorjão, (filho de Custódio)  era seu fisioterapeuta e Mila era quem fazia as leituras já que Vilhena sofria com as cataratas.
As "notícias tinham um papel - o de dar corpo a um movimento que ajuda a formar um juízo."p.66
..."linguagem demais, funcionando como anestesia"p.66
       Luiz Felipe conta para o avô Vilhena que quer ser ator:
* Quer pesquisar notícias fazer roteiro e para tanto quer a ajuda de seu avô.
p.89- "ética de dois pesos e duas medidas".
* Quer iniciar sua pesquisa com Artur Bernardes candidato a presidente em 1920. e que foi eleito em 1922, sob longa acusação de que era contra os militares, chamando-os de moleque e capazes de tudo. Só muito tempo depois foram ver que essas notícias eram forjadas.
        Aos poucos Ana Amélia começa a entender os apelos da filha que era desrespeitada pelo marido. Mais tarde pela governanta ao ver umas fotos percebeu numa delas Xavier que estava numa solenidade com uma mulher e esta vestia um terninho de sua filha Cecília, numa ocasião que esta estava no Brasil.
Soube também que Xavier dizia ser sua mulher portadora de problemas psíquicos e que para tanto, diante do gerente bancário ele passou a ter o dinheiro de Cecília em seu poder. Seus pais ficaram conhecendo o genro só agora e o o filho Luiz Felipe também descobriu o pai que tinha.
      Vilhena já não precisava mais de Mila com as leituras porque foi operado de cataratas, mas lamentava profundamente que estivesse cego para a filha na ocasião que ela precisava de ajuda e  veio a falecer.







sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Diário de Frida Kahlo


O Diário de Frida Kahlo
Um autorretrato íntimo




Frida fez poucas pinturas que não chegaram a duzentas obras. Viveu pouco e sofreu muito. Nasceu na cidade do México em 1907 e com seis anos contraiu poliomielite, ficando com problemas no pé direito. Seu desejo era ser médica e muitos atribuíram essa vontade ao querer dela se curar.
Conheceu o pintor Diego Rivera em 1922. Com 18 anos sofreu acidente de carro e quebrou a bacia e a coluna dorsal, necessitando estar internada por muito tempo. Foi aí que iniciou sua pintura. Pintou 56 autorretratos e justificava que era basicamente o que ela via – ela mesma.
Com 22 anos casa-se com Diego.
Seus problemas de saúde se agravam e tem que amputar seus dedos do pé direito. Conheceu André Breton, poeta, que dizia ser Frida, uma pintora surrealista.
Frida morou com uma amiga, na casa de Marcel Duchamp e fez contatos com Kandinsk, Picasso, Miró e outros importantes artistas da época.
Aos 39 anos fez cirurgia de enxerto de ossos e seu pé gangrenou e é amputada a sua perna até o joelho.





Na primeira exposição, no México aparece deitada em uma cama. Foi essa a única forma que o médico a liberou para sair do hospital.
Morreu aos 47 anos e seu acervo está no Museu Dolores Olmedo Patiño, junto com obras de Diego Rivera.
A pintura de Frida era primitiva e inspirada na cultura indígena mexicana.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Vermelho Amargo


Vermelho Amargo

Bartolomeu Campos de Queirós

Ele sentia que a madrasta era uma intrusa e sem pedir licença entra no seu mundo afetivo. 
Ela  fatia os tomates e isso lhe chama atenção. Como a família é numerosa, ela habilmente corta fatias muito finas para que o alimento dê para todos. Na medida que a família ia diminuindo, as fatias do tomate iam aumentando. Logo na p.10 "As fatias delgadas escreviam um ódio e só aqueles que se sentem intrusos ao amor podem tragar". Quando a madrasta faz alusão ao garfo, ele pensa "garfo é arma... tal vez nos projetasse assassino.
Não sentia simpatia pela madrasta, isso fica claro.
Há muita poesia no livro de Bartolomeu:
"Atravessar do infinito ao infinito e alcançar o pleno azul, sobre a bicicleta do padre, negociada em pecado e segredo, tornava o céu mais viável". p. 11
"A mesma palavra que me devela, me esconde. Toda palavra é espelho onde o refletido me interroga". p. 12
"... eu buscava meu rosto e deparava com outro e me estranhava".
e outro trecho diz que seria necessário esquecer para experimentar a alegria novamente lembrar-se.
"Para escrever a palavra tomate, meu irmão precisava de um punhal". p.44
Sonha que se equilibra no arame, se imagina girando no globo da morte e se incendiando ao cuspir fogo.
"Nascer é abrir-se em feridas". p. 18 e comenta que a mentira que se forja para si próprio, seira uma forma para se aliviar.
"... No amor, emu corpo delatou a presença da alma, que veio morar na superfície de minha pele."
"... Quis ter uma bicicleta para me buscar muito depois de mim". p. 28
"Não dar palavras ao desejo é ocultá-lo na solidão. p. 48 e termina p. 60
"A memória suporta o passado por reiniciá-lo  incansavelmente".
"Esquecer é desexistir, é não ter havido". p. 65

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Comédia dos Erros

         Há 25 anos, num naufrágio, a família de Egeu se separa. Ele é condenado a morte por burlar a lei  tentando  atravessar a fronteira em Éfeso. Era o ano de 1594.
         O livro narra o sofrimento dos servos, a posição submissa da mulher, a busca de identidade e a incapacidade das pessoas de perceberem pequenos detalhes, gestos, que certamente os informariam sobre quem é quem, mesmo nessas coincidências de nomes e aspectos físicos de quatro pessoas.
Quando Egeu estava para ser executado, ele conta toda sua história para Solino. O duque acaba perdoando-o.
         Sendo o dono irmão gêmeo e seu criado também gêmeo e todos com o mesmo nome, cria-se uma grande confusão, que é o tema engraçado da narrativa. Até mesmo Adriana confunde seu marido com o irmão dele.
         Muitas brigas e desentendimentos , diante de tantas semelhanças. Quantos equívocos! Quanta falta de atenção!
         Tudo se esclarece com a ajuda de Emília que acabaram por saber, ser ela a mulher de Egeu que havia desaparecido.




quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Livro dos Abraços

O Livro dos Abraços
Eduardo Galeano

Numa linguagem simples que nos cativa logo nas primeiras linhas, Galeano vai contando histórias que acabam sendo as nossas histórias também. Quando estamos lendo "O LIVRO DOS ABRAÇOS", vamos traçando com ele nossas vidas cheias de momentos inesquecíveis. Logo na página quinze, o menino diz para o pai, diante do mar, o tão desejado momento: "Me ajuda a olhar!
O livro é cheio de casos interessantes como A Noite p. 90- "Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher atravessada em minha garganta."
Há uma diversidade de temas com textos maravilhosos onde conta sobre:
 *-o medo da ditadura e o medo daqueles que sabiam tanto e nada podiam dizer. Daí o medo de falar da ditadura que já terminara mas que ocultava a sujeira na memória.
*-o sistema que não funciona, terminando esse texto  "O dinheiro é mais livre que as pessoas.
                                                                                  As pessoas estão a serviço das coisas."
*-a forma como a TV escraviza o homem e faz dele um ser patético, sentado numa poltrona.
*-um poço mágico onde nele tudo se via. Ocorreu a Fernando que aquilo era a televisão.
*-Montevidéu, Nova Iorque, México, têm suas histórias.
*- um japonês que mudou seu nome sessenta vezes para comemorar seus sessenta aniversários e diz que se isso fosse no Uruguai, o japonês seria enjaulado como um louco.
Já no final da obra faz um belo pedido:
..."Não tenho nenhum deus. Se tivesse, pediria a ele que não me deixe chegar à morte: ainda não. Falta muito o que andar." e é um menino que diz:... - "Eu não quero morrer nunca, porque quero brincar sempre.!"
Como ilustração, o livro tem obras lindíssimas. São desenhos em nanquim. Não sei se são do próprio autor.
Gostei da leitura e Galeano encanta porque vem trazendo fatos que estão na sua memória e fala deles com o coração.