sexta-feira, 30 de agosto de 2013

1,[ parte do "O Ateneu" de Raul Pompéia



       
“ O Ateneu “ de Raul Pompéia- 1ª Parte

 

Com 11 anos, Sergio matriculou-se como aluno externo, no Colégio Ateneu cujo diretor, um renomado pedagogo de formação, muito se preocupava com a ética, a moral e os bons costumes. Era severo.

Passado pouco tempo o menino passou a ser interno no educandário. O diretor Aristarco era famoso por suas atitudes e seu empenho na educação dos meninos. Ele era ovacionado por ocasião das festividades que o colégio programava. Em muitas ocasiões aparecia para receber condecorações e o povo gritava Ateneu! Ateneu! P.42 O diretor tinha obsessão por sua própria imagem. Sergio sentia-se orgulhoso por estar em vias da conquista do desconhecido.

Era dia de apresentação dos exercícios de ginástica e ...” a bela farda dos alunos de botões dourados, infundia-me a consideração tímida de um militarismo brilhante, aparelhado para as campanhas da ciência e do bem.” P.43

Nesta ocasião tomou a palavra o professor Venâncio que enalteceu o colégio e disse estar o diretor abaixo de Deus. Isto deixou o menino

Sergio, muito impressionado.

O estilo do autor - o realismo e o impressionismo. De um tempo que passou interno, vendo e sofrendo todo tipo de crueldade, medo e ameaças, Sergio tornou-se um anarquista. Adotou comportamento que tentava banir de sua vida todo tipo de governo. Passou a não aceitar ordens, não reconhecer hierarquia, que não fosse aceita realmente.Sergio admitia que a organização seria importante, como também a ajuda mútua.

Os pais queriam seus filhos no Ateneu, onde receberiam dessa fonte espiritual.

“...a paisagem é a mesma de cada lado beirando a estrada da vida.”

Nas apresentações os alunos iam para o meio do campo e faziam perfeitas manobras e o professor também impecável, dava as ordens que os alunos obedeciam e logo após, faziam as apresentações nas barras.

“...tudo era um triunfo espetaculoso da saúde,da força, da mocidade.” P.47 O diretor era só simpatia e formosura. Um “...um ator profundo, realizava ao pé da letra, a valer o papel diáfano, sutil, metafísico, de alma em festa e do seu instituto.” P. 48 Só demonstrou tristeza quando seu filho, que era republicano recusou-se a beijar a mão da princesa. Seu pai não disse uma palavra mas retirou-o da festa com seu olhar. Quando anoiteceu houve toque de recolher e a noite houve baile. O Ateneu todo iluminado. Sergio foi com seu pai conhecer o diretor. Foram bem recebidos mas o que mais cativou o garoto, foi D. Ema que muito simpática perguntou  nome e idade- 11 anos. Ela na conversa com o pai de Sergio falou sobre a solidão que viviam os meninos no internato.

E Sergio comenta sobre o diretor: “Seus arroubos eram mentirosos e... No âmago de cada sorriso morava-lhe um segredo de frieza que se percebia bem.” P.54

Todos no colégio sabiam que Sanches era o explicador de Sergio e andavam sempre juntos” certo dia veio falar-me com voz colante e chegou sua boca no meu rosto.. Fingi que não entendera nada e a pretexto de buscar um lenço saí dali.” p. 78

 De todos os males que o colégio em sua pedagogia combate, o pior é a imoralidade. “Estejam tranqüilos os pais! No Ateneu, a imoralidade não existe.” P.56
E Sergio fala de seu pavor: “Eu, encolhido, fazia em superlativo a metáfora sabida dos varas verdes.” P. 56
As famílias enviam seus filhos aos colégios internos porque não consegue educá-los. Ao colégio os pais pedem severidade.
“Olhe um conselho; faça-se forte aqui, faça-se homem.” P.61 Os fracos perdem-se. Diante de uma repreensão ou de uma nota baixa, todos fartavam-se de desprezar. P.63
O caolho do Barbalho  abordava constantemente o Sergio, até que ele perdeu a calma e atirou-se sobre ele. Foi briga feia. Ficou com o nariz sangrando. O regente chegou  e Sergio estava chorando.Sentia saudade de casa. “...o abandono aparas das crianças sem lar que os asilos da miséria recolhem.” P.65 Na página 66, fala de dissabores e amargura. Alguém o empurrou na piscina e quase se afoguei, não sabia nadar. Sanches o salvou. “Depois entendi que o perverso era ele mesmo. Que se fez de bom e me salvou”. Embora sabedor disso, Sergio fez com ele amizade.
No Ateneu se andava em duplas para tudo, sempre sobre as vistas de um vigilante. Esse auxiliar era escolhido entre os alunos que eram os melhores nas diferentes atividades.
O diretor escolheu entre os alunos quem seria seu genro e esse prêmio foi para Rômulo.
“Depois que deixei minha ingenuidade, caí num vácuo profundo.”
“Eu desejava um protetor, alguém que me valesse, naquele meio hostil e desconhecido, e um valimento direto mais forte do que palavras.” P.69
“...sentia-me possuído de certa necessidade preguiçosa de amparo, volúpia de fraqueza em rigor imprópria do caráter masculino.” P.70
Sergio sentia-se pequeno diante da destreza dos outros colegas e foi Sanches que novamente veio salvá-lo. Aprendeu com o amigo geografia, gramática e mais todas as lições propostas em sala de aula. Sergio observou que ao lerem juntos, Sanches passou a ler muito junto dele, no seu livro e falava coisas ao seu ouvido com respiração cansada. Apertava os dedos de Sergio com firmeza e tinha gestos inoportunos. Quando alguém passava ele tomava outra atitude e isso foi o que chamou a atenção de Sergio. O amigo havia proposto que Sergio sentasse em seus joelhos e se não fazia o que fora pedido o amigo o ameaçava de não mais o orientar. “ Certo dia fez-me ouvir algo que remetia a ser ele um pretendente.” Sergio riu e entre os dois foi criando uma distância.

O diretor iniciou um curso de cosmografia e Sergio passou a freqüenta-lo. “Vêm, dizia, explicando, vêem a minha mão aqui? É a mão da Providência.” P. 79 O dia de entrega das notas era um terror pois era feito na frente de todos os alunos. “Descarregava com o livro às costas do condenado, agravante de injúria e escárnio à pena de difamação” p.82
O diretor passou a ler as notas de Sergio- “ Aquele sofrimento eu o desejava, na humildade devota da minha disposição atual.” P.83
Sergio passou a viver só e Sanches o ameaçava deixando suas pernas roxas dos golpes” ...as canelas me inchavam.” P.89
Franco era amigo a quem Sergio considerava. Percebeu que nesse dia ele fora condenado a não ir ao recreio e ficara de joelhos. Todos que passavam faziam algum mau trato até que ele foi empurrado caiu e chorou. De tanto copiar castigos, tinha calos nos dedos. No episódio de jogar cacos de vidro no lago para vingar dos colegas, seu intento não foi concluído devido as chuvas, quando os alunos não podiam tomar banho no lago.

Fui iniciado por Sanches ao Mal e a Punição por Barreto.
“... criança que comungava sem ter se confessado, foram passados em dois cilindros e reduzidos a pasta. Era um terror! Descreviam o inferno como se já tivesse visto.
Comecei a achar a religião insuportável. Rezava, estudava, jejuava e no final nota má! “Era um descrédito para o favor divino.” P.100

Um criado veio buscar Sergio que partiu calado para sua casa e ele foi pensando em falar co seu pai como era de fato a vida no colégio e pedir auxilio para reagir.
Após isso fez-se um anarquista. Para a reação desprezava prêmios e aplausos e todos viam a emancipação de Sergio. “Desenvolveu-se uma antipatia por mim, que era como uma consideração.”

Certo dia o jardineiro da casa do diretor entrou com barra de ferro e matou o criado da casa por causa do amor de Angela que dizia amar os dois. Alguns alunos foram até a copa para verem o morto, mas foram chamados pela sineta. Sergio ficou ali pois queria ver um morto.p.110 “Angela passou e eu a apreciei e ela “ ... consciente da formosura, abusava.” P.111
E Sergio descreve Angela para seu amigo Barreto:
“...aquela virtude, aquela meiguice, aquela esquiva candura, aquela nubilidade melancólica, aquela fisionomia honesta, pesarosa talvez de ser amável, fendia-se em dois batentes de porta mágica e rodava em explosão o salvert das lascívias.” P.111
2ª Parte  “O Ateneu”ª de Raul Pompéia
A matrícula de Nearco da Fonseca, um grande ginasta, veio trazer algumas mudanças na rotina do colégio. O novo aluno fez belíssima apresentação nas barras sendo bastante aplaudido. Na retórica Nearco era também muito bom. O conhecimento literário que possuía aumentou seu prestígio.


“ O gesto incisivo, mais a facúndia desimpedida, mais o talento histórico dos paralelos, consagrou a primazia do gremista.” P. 118
O presidente da sociedade, Dr. Claudio era quem em sessão solene pronunciava enorme discurso, era o pronunciamento oficial.
Sergio não tinha pendores para os jogos : queimado, bola de gude, bocha, exercícios de competição nas barras- seu divertimento era ler na biblioteca. Lá fez amizade com Bento Alves e Júlio Verne. Sergio cita todos os autores que lia. P. 119 Bento Alves era forte e bravo, tinha 18 anos e Sergio diz que o estimava femininamente. Bento o orientava sobre literatura e ameaçava quem pudesse desrespeitar “seu irmão adotivo.” P. 121
Na 1ª sessão do grêmio Dr. Claudio falou sobre literatura desde Gregório de matos até José de Alencar. Na 2ª sessão falou sobre arte em geral. “Arte, estética, estesia é a educação do instinto sexual.” Falou também sobre o desejo de nutrição; início da humanidade; guerras; violência; de Adão; sexo e paradoxo; arte da eloqüência. Faz a pergunta:
“Qual é a missão da arte?... além de inútil, a arte é imoral. ...cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana- acima dos preceitos que se combatem acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase.” p.132
Alves passou a cercar Bento de atenção, oferecendo presentes, acompanhando-o por toda parte, mandou flores e ainda noutro dia chegou um bilhete dizendo por onde andava.p. 134
Sergio sente tédio no colégio e esse sentimento cresce no período das férias.
Comenta sobre jogos de cartas proibidos; faz belo comentário sobre coleção de selos: “retangulares, octogonais, redondos, elipsóides, alongados verticalmente, transversalmente, quadrados, lisos, dentados, antiguíssimos ou recentes, ingleses, suecos, da Noruega...p.137
Sobre a brincadeira que davam pequenas pancadas que eram os códigos, sinais que falavam, ela foi descoberta por Silviano que acabou com aquela quantidade imensa de fios, que constituía o telégrafo. Isto ajudou a aumentar o tráfego de bilhetes entre os colegas.

Em época de férias são maiores os sofrimentos. P. 140 O papagaio solto na rua, visto do pátio, pelos alunos, meninos cativos.
Narra o desentendimento com Rômulo.
Sobre a exposição dos desenhos: “Eu fizera o meu sucessozinho no desenho, e a garatuja evoluíra no meu traço, de modo a merecer encômios.” P. 149 Trabalhou no desenho vários dias sem ser merecedor de moldura como aconteceu com os melhores. O pior foi vê-lo na parede exposto e riscado. Ele o arrancou e rasgou. P. 150

3ª parte –“O Ateneu” de Raul Pompéia
 


Sergio passou a perceber como era na realidade o colégio onde estava internado; o despotismo da administração. Passou também a sentir e entender que os limites que sofria em sua própria casa, o faziam um escravo. O que salvava, para ele eram os passeios, quando saíam do colégio pela madrugada e iam caminhando até o Dois Irmãos, caminho pelo Corcovado até chegar a Caixa D’água. O diretor convocava nessas ocasiões a banda de música que animava os alunos nessa prazerosa atividade.
...”Na volta estavam suados... enquanto reverberava o dia lá em baixo, sobre as casa, pelos jardins nublados da vaporização de estio, sobre a vegetação das montanhas e florescer das tristes flores da Paixão da aleluia.” P.155
Faziam outro passeio que Sergio considerava maravilhoso: era no Jardim Botânico e lá era servida a refeição, organizada pelos pais dos alunos. p.160. Mas parecia que era preciso estragar esses bons momentos, sempre com punições. O diretor convocou os alunos para o pátio e com voz grave comunicou que a imoralidade havia entrado naquela casa. Ele tinha nas mãos uma carta assinada por Cândida e nela estava escrito um poema de imoralidade. É que o colega Cândido havia feito uma estripulia, mas ninguém o denunciou. O diretor fez ameaças e prometeu punir ufanando-se de perspicácia de inquisidor. P.161
Havia medo e pavor
Sergio sempre fazia o caminho da Biblioteca e numa dessas vezes, encontrou seu amigo protetor Bento Alves, que sempre o espreitava. Desta vez percebeu que “...seus olhares denunciavam um reflexo assustador de loucura em seus traços.” P. 162 Sergio preocupo-se com essa aparência do amigo. Já vinha percebendo que Bento falava coisa em seus ouvidos para fazer graça r que certa vez beijou-o quase na boca. Certo dia Bento lançou-se sobre ele e este alcançou um sapato e atingiu-o por várias vezes no rosto, na boca, na cara. Com aquele barulho o diretor acorreu ao local mas bento escapou rapidamente todo sujo e machucado. Quando perguntado sobre o que acontecera, Sergio respondeu que estava tudo bem, embora que estivesse todo sujo também. O diretor sentindo-se enganado, agarrou Sergio e o sacudia, dizendo ser ele um insolente, um desgraçado. Naquela situação Sergio arrancou alguns fios do bigode do diretor, que retrucou : “Eu posso matá-lo!”
“Ah! meu filho, ferir a um mestre é como ferir ao próprio pai e os parricidas serão malditos.” P. 163
Sergio ficou tão assustado, nervoso e culpado, que desatou a chorar. À partir dessa hora aguardou o castigo que não veio.
Quanto a Cândido não teve a mesma sorte. Todo os alunos foram chamados, cerca de 3000, todos os professores e encarregados e o diretor pediu que Cândido Lima se levantasse e então com voz grave disse à todos: “Apresento-lhes, meus senhores, a senhora D> Cândida, acrescentou com uma ironia desanimada.” P.164 Chamou depois também Tourinho que era o cúmplice e depois convocou os auxiliares que ajoelhassem no centro da sal.
“Estes são os acólitos da vergonha, os co-réus do silêncio.” P.165
O boato é que todos apanharam.
Ouve-se no pátio tremendo barulho, os alunos aos faziam aos gritos de revolta um veemente protesto. Muitas vais, um tumulto geral. Os inspetores chegaram e foram recebidos por uma chuva de goiabada mole de bananas. O diretor reunir seu estafe e não sabia se punia ou expulsava. Expulsando poderia falir.
Era hora da ceia e soube-se que o diretor havia se rendido. Diante dos alunos mandou vir muitas latas vazias de goiabada legítima de Campos e apresentava-as aos alunos dizendo que “quando quiserem podem reclamar porque aqui estou eu vosso pai.”
Quanto ao seu colega Egbert, Sergio considerou que havia conhecido o que era a verdadeira amizade. Estavam sempre juntos, iam ler no prado onde deitavam suas cabeças um nas pernas do outro, falavam de todos os assuntos e tinham muitas afinidades.
Da ociosidade gera o vício de sentir.
Com Sanches: escravidão preguiçosa da inexperiência e do temor.
Com Bento Alves: do lado de Sergio havia gratidão, vaidade feminina de dominar pela fraqueza.
Egbert- foi amigo e merecia de Sergio a ternura de um irmão mais velho.

O autor faz uma levantamento de todas as leituras feitas por Sergio e seu amigo Egbert. Sofreu quando o amigo foi chamado pois estava envolvido num processo. p 173
.Quando Sergio, por prêmio foi convidado a ir a casa do diretor sentiu-se muito bem acolhido por Ema que lhe deu toda atenção, segurava suas mãos e Ele mal podia olhar para ela.
Sentir-se homem e a amizade com Egbert embora que continuasse, passou a ser mais superficial e acabou esfriando.p.176
Época de provas. Fala do terror dos alunos. Sentia febre e palpitações. Sem apetite nem sono. Fala de todos os aparatos sociais contra uma criança. P.178 descreve os examinadores, o ambiente  e o desespero dos alunos.
Narra o sonho que teve com Ema e como ficou bem ao acordar.
Continuava cordial com Egberto, mas sentia que faltava algo “...como se houvesse em mim uma selvajaria amordaçada de afetos.” P.181
Sergio foi transferido para o dormitório dos mais velhos. Muitas vezes não sentia vontade de descer para o pátio e ficava silencioso em sua cama ouvindo a conversa dos colegas, dormindo ou pensando impaciente: “Que desejava eu?” p.182 Quando às vezes descia...”e eu cruzava de passos frenéticos o pátio, sôfrego, acelerando-me cada vez mais, como se quisesse passar adiante do tempo.” P. 182
Nos comentários dos colegas “chamavam-me a mim o Sergio do Alves”. P.183
Fala dos homossexuais, fala de Angela e conta sobre as saídas furtivas que de dois a dois os colegas desciam por lençóis retirando grades da janela para passeios no jardim. Sergio teve anciã de denunciá-los mas não o fez. Também não tinha coragem de agir como os demais. Então pensou em vingar-se de Rômulo desde aquela briga passada e no dia de ficar de guarda para o colega sair para o passeio da madrugada, Sergio esperou que Rômulo descesse e retirou os lençóis e fechou bem a grade da janela, deixando o colega lá embaixo que gritava por todos que dormiam. Era noite de chuva forte e o diretor o encontrou em estado lastimável, Não houve punição pois Rômulo era candidato a genro do diretor. P.186

O autor narra novamente outro discurso do Dr. Claudio,  abrangendo todos os assuntos e sempre finalizando com lições de moral “...o internato é útil; ...os caracteres que triunfam trazem ao entrar, o passaporte do sucesso, como os que se perdem, a marca da condenação. ...Erro grave combater o internato.” P. 190 Durante esta conferência Sergio lembrava-se do amigo Franco. Em várias ocasiões o colega estava preso, por ter notas baixas ou alguma peripécia. Saiu dali, entrou em lugar úmido cheio  de sujeira e ratos e lá estava Franco, com febre e em estado lastimável. Foi ao encontro do diretor e narrou o quadro em que se encontrava o amigo e meus terrores. Quando chegou no domingo, Franco estava morto. “...não convinha ao colégio o aparato de um grande enterro, pregão talvez de insalubridade.” P.192  Mas com essa morte, alguns alunos com febre foram para suas casas.
Pouco tempo depois o Ateneu estava em festa. O diretor recebeu de presente o seu busto em bronze, diante de quatro mil pessoas. P.193 O busto foi coroado e quando teve oportunidade o diretor arrancou-lhe a coroa e lhe ocorria o seguinte pensamento: “O monumento prescinde do herói, não o conhece, demite-o por substituição, sopeia-o, anula-o.” p.203

Sergio teve febre e Ema cuidou dele. Deu alimentação, carinho e estava sempre presente ao seu lado. O pai e todo a família de Sergio viajaram para a Europa, deixando o menino por conta do diretor. “Éramos os reclusos das férias.”
“... forrou-me a língua um sabor desagradável de castanhas cruas. Seria isso o gosto do aborrecimento? P.207

Sergio foi melhorando e com isso perderia o carinho, a companhia de Ema, que era como uma mãe. Mas aqueles belos momentos foram tragicamente cortados com gritos de FOGO! O Ateneu ardia em chamas.


Entre os reclusos de férias estava o Américo vindo da roça e era como uma fera. Ele desapareceu e depois voltou com o pai, o correspondente e um criado. Foi pedido ao colégio que contra ele houvesse toda a severidade.
O colégio foi invadido por pessoas que socorriam, jogavam água até que chegada dos bombeiros.
O diretor à princípio meio atordoado achou que seria melhor mudar sua atitude e aceitava com dignidade “...o rigor da sorte.” p. 215
Sergio soube que o incêndio fora proposital e que Américo, o mais revoltado dos alunos reclusos nas férias, havia rompido o encanamento de gás.
Ele desapareceu e também Ema. p.217

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Quem foi RAUL D'ÁVILA POMPÉIA?




                             
                                QUEM FOI RAUL D’ÁVILA POMPÉIA?

                          
Raul Pompéia nasceu em Angra dos Reis, RJ. ( 12 de abril de 1863- 25de dezembro de 1895).
 Seu pai era homem de posses e advogado.
 Fez seus estudos até o secundário no Rio de Janeiro, no Colégio Abílio, dirigido pelo educador Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Médico formado em 1847 no Rio de Janeiro, mas que seguiu seu talento como educador, lançando várias obras pedagógicas , fundando em 1845 o Instituto Literário da Bahia, (como se fosse uma Academia de Letras), promovendo saraus, roda de leituras e discussão de ideias onde eram convidados os escritoras e pessoas que apreciavam o movimento literário da época.
Abaixo, o Colégio Abílio Cesar Borges, fundado e dirigido pelo educador.




 Nesse colégio redigiu e ilustrou o jornal “O Archote”. Completou seus estudos de humanidades no Colégio Pedro II e ali publicou seu primeiro livro em 1880, que fora escrito no Colégio Abílio, sob o título “Uma tragédia no Amazonas”, obra romântica com final trágico. Neste mesmo ano passa a demonstrar seu espírito crítico e rebelde, participando de manifestações e no folheto “Um réu perante o povo”, publica suas inquietações.
Cursou Direito em São Paulo e concluiu o curso em Recife, onde teve intensa atividade intelectual, escrevendo uma série de divagações sobre a vida, dentro de uma filosofia pessimista e amarga, com o título “ Alma Morta”.
Idealista combativo engajado no movimento abolicionista e nas questões políticas, proclamando sempre ideais republicanos.
Colaborou com José do Patrocínio na Gazeta de Notícias, onde publicou seus escritos: poemas em prosa, intitulados “ Canções sem Metro”, que veio a ser publicada como livro em 1900. (obra póstuma)
Romancista, contista, cronista, jornalista, funcionário público, foi também professor de Mitologia na Escola de Belas Artes e em 1894, foi Diretor da Biblioteca Nacional.
Em 1888 escreve “ O Ateneu “, que para os críticos retratava a situação política e social do Brasil. Viveu no período dos últimos anos da Monarquia, da escravidão e o início da República, em 1889. No “O Ateneu”, relata sua história dos dois anos estudando no Colégio Abílio, onde os alunos viviam em constante julgamento, sendo Sérgio (o autor) o narrador já adulto. Em sua narrativa denuncia o regime patriarcal em que “ o senhor do engenho e o dono de estância são substituídos por um diretor de colégio”.
Na obra, faz vários comentários sobre a doçura feminina dos colegas e até dele mesmo, quando retrata o “engomadinho”, o Almeidinha p. 70, o Cândido, Sanches e “ eu desejei um protetor, alguém que me valesse...”p.120
Há quem atribua o seu modo, as vezes, negativo de escrever às suas próprias frustrações na política e na vida pessoal. Mas há também imagens traçadas de forma romântica e lírica. Belas narrativas que compõem paisagens, decoração de ambientes e sobretudo quando nos conta sobre a beleza de Emma, a mulher do diretor- “formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém, o tronco sobra quadris amplos...”
Raul Pompéia  tinha o estilo de prosa literária característica do realismo (1881-1902), pensou-se a princípio que pertencesse ao Naturalismo, depois falou-se em realismo e também em impressionismo, onde une a plasticidade de sua narrativa ao uso da primeira pessoa, ausência de conectivos, retratando a psicologia dos personagens na vida infantil e sempre recorrendo a memória.
Prédio de 40 janelas que a noite parecia um castelo fantasma.
Inquieto e extremamente sensível, Pompéia sentia-se muitas vezes só, abandonado, injustiçado e deprimido.
Encorajado talvez por seu pai, que ouvira suas histórias de horrores no internato, tornou-se um anarquista, juntando-se aos colegas, ainda muito novo, convocando-os para lutarem contra o autoritarismo, numa ação que rejeitava tudo que lhes fosse imposto sem que pudessem opinar. Quando adulto e desenvolvendo sua forma crítica de ser e agir, continuou com suas atitudes denunciando a coerção e importando-se mais com a ajuda mútua, Era a favor da ordem e da não violência.