terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Artes de Portas Abertas 2001

Inicio  uma experiência com artistas de Niterói, apresentando um Projeto à Secretaria de Cultura que já havia trabalhado com a proposta: Artes de Portas Abertas-,(  e que em virtude dos  custos) dava por inviável a idéia. Meu projeto foi apreciado e aprovado, mas não havia verba para apoio. Contactei alguns artistas, falei do  desejo de que Niterói, prestigiasse seus artistas, mas que não havia local para encontros, nem a possibilidade de que o fotógrafo da FAN,  ajudasse na documentação desses encontros, que culminariam num evento de final de semana.Também não se comprometeriam em conseguir espaços para as exposições.
Não desisti do Projeto. Marcava encontros em restaurantes, documentava com minha máquina fotográfica e investi em, baner, visitas em ateliês, idéias divulgadas em folhas digitadas , tudo muito informal.A FAN, fez o Folder! A oportunidade de divulgação vinha da Agenda Cultural, que tinha boa tiragem. Assim realizamos o Evento.,com 12 atelies abertos ao público.


Foto
Artista num momento que antecedeu ao Niterói Artes de Portas Abertas


2004- mudamos o nome pra Niterói Artes de Portas Abertas
, Mobilizamos os diretores de Museus e de todos  os espaços culturais da cidade, para que abriguem as  obras dos  artistas que não têm ateliê.Recebemos também o apoio de Colégios, Clubes e outros espaços ,somando-se a tudo isso, os artistas que trabalham em seus atelies  ofereceram aos colegas, possibilidade de exposição.
Uma idéia que estamos levando à frente é a de que artista deve receber um “pro-labore” pela sua participação e empenho e não pagar para o Evento acontecer.
São cerca de 104 artistas nesse Projeto.
Já um pouco mais experientes, estamos divulgando em Niterói e nas agências de viagem da Região Serrana, Paraty e Rio de Janeiro.como será o Niterói Artes de Portas Abertas 2004.
Fizemos entrevistas na TVS- canal 11, com boa mataria e visita em alguns ateliês. Dez  artistas foram entrevistados no Canal 36 e tantos outros no Canal 30. O Globo Niterói e O Fluminense , visitaram ateliês e cada um, publicou, duas matérias.
Organizamos 21 encontros que antecederam ao Evento, na tentativa de agregar os artistas, informar sobre o Projeto, e estudar algumas questões que se referem ao tema ARTE. Todo esse processo acontece (por falta de outro espaço) no meu ateliê e a FAN, informa a quem os procura, o número do meu telefone.
Muita chuva nos dias do Evento! Muitas visitas também!
No que pese tantas falhas, fizemos um coquetel no Solar do Jambeiro e concluímos nosso trabalho, num encontro no MAC.
Quando o Projeto está dando certo, é hora de passar para que outras pessoas tragam como coordenadores, boas novas. Foi assim que reuni tudo: documentação escrita, , ideias, críticas , opiniões e fotos e entreguei esse material à Secretaria de Cultura FAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário