terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fernando Pessoa (1888-1935)


Aos 20 anos

                    "Tudo é ilusão. Sonhar é sabê-lo."
Em Poemas Completos: Alberto Caeiro
O guardador de Rebanho-
..."Não tenho ambições nem desejos.
Ser poeta não é ambição minha.
É a minha maneira de estar sozinho."ainda, mais nada."

O Pastor Amoroso-
..."Não sei bem o que quero, nem quero saber o que quero. Quero só pensar nela. Não peço nada a ninguém, nem a ela, senão pensar."

Poemas Inconjuntos-
"É talvez o último dia da minha vida
 Saudei o sol, levantando a mão direita,
 Mas não o saudei, dizendo- lhe  adeus.
 Fiz sinal de gostar de o ver

 Fernando Pessoa através de seus heterônimos:
* Alberto Caeiro, que nasceu em 1889- as coisas são apenas coisas- 

* Ricardo Reis, que em 1912 , nasceu ao mesmo tempo em Lisboa e Porto:
 "Para ser grande, sê inteiro:nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive."

*Álvaro de Campos, nasceu em 1890.
Às Vezes Tenho Ideias Felizes

Às vezes tenho ideias felizes,
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se despegam...

Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário