sábado, 29 de setembro de 2012

Fausto de Goethe

FAUSTO
                                                     Fausto de Rembrandt


Aqui estão algumas ideias que poderão ser discutidas e postadas revisões. É um texto aberto para que outros possam ampliá-lo. Possibilidade para encorajarmos à leitura dos clássicos. É um começar!
A ação acontece no céu,onde o diabo faz uma aposta com Deus. Ele não se apresenta de forma repulsiva ele seduz pela erudição.-é um sedutor. Fausto, busca conhecimento e julga que a magia lhe dará o que deseja. Isto não acontece. Frustrado quer se matar mas foi desviado de seu intento quando ouve na rua, vozes que festejam a Páscoa. Já com o diabo, caminham ao encontro da bruxa que com uma poção mágica transforma Fausto num jovem. Durante os festejos ele vê Margarida e se apaixona. Com presentes e a ajuda de Marta ele encontra sua amada. Há impedimentos para o romance que são a mãe de Margarida e seu irmão. Mas o diabo vai contornando a situação com seus métodos.
Mefisto- o diabo     Margarida é também Gretchen         Marta é mãe de Margarida
Wagner é um ajudante do diabo               Valentim -irmão de Margarida. Ele não concordava com o romance da irmã e acaba  morrendo num duelo com Fausto. Valentim  diz:
“Repito, deixa ais e lamento!
Quando pisaste a honra no chão, Tu me golpeaste
Me traspassaste
É que me abriste o coração.
Morrendo, eu entro para o Além,
Como soldado e homem de bem.” p.172

   Embora que bens, amores, não era o que mais desejava, Fausto se envolve com a orientação do diabo e fica até muito grato: “...sublime gênio, tens-me dado tudo; tudo o que te pedi”
Minha leitura do livro por hoje, chega até Margarida que diz para Fausto:
”Não sabes? Minha mãe, matei-a!
Afoguei meu filhinho amado.
Não nos fora ele a ambos nós dado?
A ti também. – És tu! Quase o não creio.
Dá-me a mão! Não é devaneio!
Querida mão!- Ah, mas que úmida está!
Enxuga-a! Cismo que há
Sangue nela, Virgem celeste!
Ah! que fizeste?
Põe a espada de lado;
Eu to rogo, o demando! “ p. 201

O que Goethe leu sobre FUASTO? ( muitas informações estão no prefácio do livro)
   *Quando criança assistiu ao teatro de marionete iniciando assim sua obra Embora seja Fausto uma fábula, ficção pois foi baseada numa lenda medieval sobre a vida de Dr. Fausto, tem também um lado obscuro, pois é de autor anônimo e se misturam com as crenças diabólicas daquela época, pois todos que questionavam Deus e a religião, eram tidos como amigos do diabo. Então a busca pelo saber faz de Fausto um desajustado que tem dúvidas e questiona os ensinamentos divinos.
   *Em 1592, o dramaturgo Christopher Marlowe, leu a tradução para o inglês e escreveu uma peça  sobre o doutor Fausto, editada em 1604. Ela volta para a Alemanha e Goethe a assistiu em 1768 e 1770. Há aí prioridade para o tema- busca do conhecimento desdobrando-se na ajuda  do diabo, pelo seu intento.
   *Em 1755 e 1775, o escritor Lessing é lembrado pelos alemães, quando estes recorrem aos seus escritos sobre Fausto e fazem apresentações teatrais com fragmentos do projeto de textos sobra a lenda.Há aí prioridade para o tema-salvação.
   *Em 1772, Goethe escreve Fausto, já influenciado por tudo que já foi comentado e justapondo-se  o classicismo, romantismo, períodos literários da sua época, mais seus estudos filosóficos , mitologia antiga, acontecimentos trágicos da época. Há aí confirmada a idéia de salvação-
  - Referência ao Mistério da tradição religiosa: Deus é o Senhor- o Homem é Fausto- e o Diabo é Maphistófeles.

Algumas considerações:  "A literatura da virada do século : fim das utopias". O imperador Arauto de Eloé Heise: "Goethe, como poeta e cientista estudioso da botânica e minerologia, estava a procura das mais elevadas leis que regem a constituição da existência e dos fenômenos naturais. Encontrou acesso às eternas fórmulas da vida, identificando a combinação complementar dos opostos: inspira e expira, sístole e diástole, expanção e contração, nascimento e morte. "p.53
Goethe acreditava que através das mudanças constantes na vida através da ação, podemos desejar a plenitude.                                                                
Encontramos a ideia de que para Deus – o homem, que está entre Ele e o Diabo, na disputa, é bom . Ele permite que o diabo “cutuque” o Fausto, para conservá-lo em constante busca sem esmorecer.Aí está a ação do homem e a vontade de Deus:
“ Pois bem, por tua conta o deixo!
Subtrai essa alma à sua inata fonte,
E leva-a, se a atraíres pra teu eixo,
Contigo abaixo a tua ponte.
Mas, vem, depois, confuso confessar
Que o homem de bem, na aspiração que, obscura, o anima,
Da trilha certa se acha sempre a par.  p.38

Para o Diabo- o homem é frágil, inseguro e tem dúvidas sobre o espiritual e o material.
“Bem, assim me agradas.
Haveremos de ser camaradas!
Para que as cismas vãs te enxote,
Vim como nobre fidalgote,
Em rubras vestes de veludo,
Capa de rígido cetim,
Pena de galo no chapéu pontudo,
Afiada a ponta do espadim.
E, sem mais, ora te aconselho
Trajar idêntico aparelho,
A fim de que, livre, ao laré,
Aprendas o que a vida é.”  p.78

O Homem-  não teme o inferno  e o diabo. Goethe quer falar do desafio proposto pelo diabo e essa proposta  pode não ser esclarecida. A vida em constante busca...
Quando Fausto deseja que seja cumprido o trato:
“Meu mestre na arte da honradez
Deixe-me em paz com sermões seus!
Saiba, para o que der e vier,
Se eu hoje a noite não tiver 
Nos braços o anjo de mulher,
À meia noite dou-te o adeus.”  p.124

A fala do Famélico- o avarento
"Longe de mim , vil mulherada
Sei que meu jeito não te agrada.
Quando ainda a fêmea a casa olhava, De "Avareza" é que eu me chamava.
Era abastado o nosso lar,
Nada a sair, e muito a entrar.
Amontoava eu cofres, baús;
Que é vício o mulherio deduz.
Pois na época de hoje, a mulher
Poupar já não sabe e não quer.
Qual pagador mau por inteiro,
Mais gana tem do que dinheiro..."p.237
Vai continuando a fala muito atual: descrimina a mulher , aponta o homem valentão , rico e bêbado. O Famélico fala do seu contexto humano desajeitado.
Estou quase terminando a 1ª Parte.

2 comentários:

  1. Luzia, parabéns pela postagem. Você é muito dinâmica e vai fundo em tudo que se compromete, um exemplo de dedicação.

    ResponderExcluir