sábado, 8 de novembro de 2014

Notas do Subsolo de Dostoiévski



Desenho de Picasso


      O autor, engenheiro e militar, nasceu em Moscou em 1821 e faleceu em 1881.
O livro fala de um homem de 40 anos  que conta suas lembranças. O romance foi publicado em 1864, escrito diante de sua mulher morrendo no leito. O livro é cheio de contradições e isso deixa o leitor meio confuso. Traz muitas ideias de moral e política. O narrador é um rebelde e pessimista e é contra o materialismo. Ele tem dificuldade de lidar com a realidade que o cerca. Às vezes considera que é preciso uma ação para encontrar o sentido de sua vida. Algumas vezes considera que o melhor é não fazer nada. Diz que o homem mau pode ser visto como pessoa de bem.
O narrador recorre as suas lembranças e vê-se prejudicado e assim também faz aos outros.
Tenta sempre se justificar, vai e volta em seus pensamentos e conclui que o outro não importa mas, precisa do leitor para poder existir.


O homem é domesticado para regular a sociedade. O homem correto (trabalhador)  é um escravo. Quem tem  é limitado. Quem vive mais que 40 anos são os tolos e canalhas. Queria ser um inseto mas achava que nem isso ele merecia.
Era, mentalmente perturbado e duelava com seus interlocutores imaginários.
Fala da vida política e social da Rússia no sec. XIX e critica a vida dos russos, guiados pelas ideias importadas da Europa Ocidental.
Fala de consciência amplificada- você é um patife e percebe que o é. Prazer do desespero quando se vê sem saída.
Fala do muro que não é  desafio, é fim. Ver o muro, ficar inerte é o fim, é doloroso.
Lamenta não ter dado bofetadas em sua vida.
Como um ser consciente ele pergunta se pode ter respeito próprio- ele diz que não se respeita.
Nunca consegui terminar o que comecei sou portanto sou inteligente.
" O homem se abranda por influência da civilização e, em consequência, torna-se menos sanguinário e menos inclinado a fazer guerras" p.32
O homem precisa é ter uma vontade independente mesmo que seja um capricho estranho e mandar para o diabo todos os sistemas e teorias,
"Eu acho qua amar apenas o bem estar é indecente" p.45
..."se não querem minha atenção, não hei de me humilhar. Tenho meu subsolo" p.47
Encontra Liza e tem todo um discurso moralista .
"Eu não sabia que dali a 15 anos eu continuaria a me lembrar de Liza". p.127

Nenhum comentário:

Postar um comentário