segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO- de Aldous Huxley

Henry Ford- companheiro de Lenina  e Administrador da Incubação. Henry Ford, um Deus, por ter descoberto uma nova linha de montagem. O Ford T, é o carro símbolo da produção em massa, que até os da base da Pirâmede social, poderiam adquirir. Para que tivesse custo baixo, sua cor era preta , de secagem rápida , por isso mais acessível. Henry Ford, em assuntos psicológicos, era confundido com Freud. "Nosso Ford -  ou nosso Freud, como, por alguma razão inescrutável, preferia ser chamado assim sempre que se tratava de assuntos psicológicos -  Nosso Freud foi o primeiro a revelar os perigos espantosos da vida familiar"... pag 27
Num laboratório seres são criados e mantidos funcionando como máquinas. Não era permitido princípios religiosos e amores.
Bernard desejava estar só, observando a Natureza, o que era considerado um descalábrio.Sua Lenina jamais emtenderia seu comportamento " anormal ".
Felizes os jovens, disse o Administrador- "Nenhum trabalho foi poupado para lhes tornar a vida emocionalmente fácil, para os preservar, tanto quanto possível, até mesmo de ter emoções". pag 30
Imagem de uma socidade, onde as dúvidas, frustrações, medos, eram resolvidos com doses de "soma".
Bernard quer estar bem com suas ideias e pansamentos, mas tudo nele o diferencia dos demais. Ele não se adaptava as regras impostas pelas Leis "Ford", e sempre pensava em poder ser ele mesmo, sem o uso do "soma". Por sua vida sexual e por exigências não cumpridas, a favor da tal civilzação, foi considerado um Inimigo da Sociedade. Bernard é transferido para  a mais baixa categoria, o Subcentro, ficando assim distante, separado da população mais importante.
Diante desta vida tão desconfortável que final teria dado Aldous Huxley a esse personagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário