quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tempo de Leitura- a máquina de fazer espanhóis-valter hugo mãe

aquilo que não se pode mais fazer- uma dose de renúncia- melancolia- o lugar para onde a família leva o idoso- as experiências vividas- um "novo" quarto, um novo lar, o asilo
 que fim levou, sua inscrição no tempo, na vida e na história?-
liberdade/censura
jack messy no livro -a pessoa idosa não existe, o autor , na sua visão psicanalítica diz:  "... o desejo não tem idade". explica que a pessoa após vivenciar tantas experiências em sua longa vida, é seu organismo que envelhece, mas torna-se imprescindível que ela responda às necessidades do dia-a-dia. assim é que os passeios, os amigos, as atividades culturais, como jogos,  dança, música e teatro, são atividades que se deve praticar frequentemente.
    valter hugo mãe, parece já ter vivido muitos anos e do alto de seus  84 anos, escreve  a máquina de fazer espanhóis,onde como narrador, encontra-se esvaziado de sabedoria ,e que está onde não quer, mas que sendo "livre", é ali que deve ficar, no asilo. a perda de sua mulher não lhe sai da lembrança e é só, que tenta viver seu luto, sua saudade. passado o luto, ele conquista amigos e se diverte.
..."que importa a um homem de cem anos que o tempo passe. a mim importa-me é que não teime passar, que fique quieto, o estupor do tempo, e que me deixe ir dar as minhas voltas..."pag 124
..." nos punham de boca fechada porque o ditador achava que sabia tudo por nós," pag 132
..."ia-me desencantando com tudo, mas do que descobrir opções ou saber colocar-me bem, eu sabia sobretudo que progressivamente todas as coisas perdiam colorido e se tornavam como que fardos perante os quais nos soterrávamos mais e mais sem refilar" pag 135
..." esticou-se ali , a dividir as pontas da almofada comigo e subitamente ficou quieto, silenciado, como se tivesse vindo pedir colo à mãe, ao pai, como se fosse criança e tivesse medo do escuro." pag 139
Era um anjo
..." não gosto dessa teoria dos peixes, porque assim não se lembraria de mim" pag 240
.
"...era tanto quanto família.era uma irmandade de coração, uma capacidade de se ser leal como nenhuma outra..." pag 244
"... o amor podia ser outra coisa, como uma energia entre pessoas, indistintamrnte, um respeito e um cuidado pelas pessoas todas."
"...e eu acabara de aprender que a vida tem de ser mais à deriva, mais ao acaso, porque quem se guarda de tudo foge de tudo." pag 245

Um comentário:

  1. Também achei esse livro maravilhoso. Acho que tem grande chance de ser o eleito do ano.

    ResponderExcluir