sábado, 31 de março de 2012

Livro do Desassossego de Fernando Pessoa e o buraco do espelho de Arnaldo Antunes

Sabe-se que 20 anos de desassossego, foi o que levou Fernando Pessoa  não só a percorrer o caminho tortuoso em busca de sua identidade, como a sustentar tantas desventuras. Encontrar sua avó-louca com certeza  o inspirou  na escrita desse livro.
Na música de Arnaldo Antunes- o buraco do espelho- encontrei semelhanças desassossegadas:
já tentei dormir a noite inteira                          " De resto, com que posso contar comigo?
quatro, cinco, seis da madrugada                      Uma acuidade das sensações, e a compreensão
  vou ficar ali nessa cadeira                               profunda de estar sentindo...
uma orelha alerta, outra ligada                           Uma inteligência aguda para me destruir... " p.51



o buraco do espelho está fechado                    "Mas que pensava eu antes de me perder a ver?     
agora eu tenho que ficar aqui                            Não sei. Vontade? Esforço? Vida? Com um grande
com um olho aberto, outro acordado               avanço de luz. Sente-se que o ceu é já
ao lado de lá onde eu caí                                 quase todo azul. Mas não há sossego"  p.73  F.P.

pro lado de cá não tem acesso                   
mesmo que me chamem pelo nome             
 mesmo que admitam meu regresso
toda vez que eu vou a porta some                                                                  



                                                 ..."todas sa grandes tragédias da minha vida.
                                                 Nessa região indeterminada, sombria, de
                                                 florestas e sons de água toda, neutral até
                                                 ao ruído das nossas guerras, decorre
                                                  aquele meu ser cuja visão em vão procuro..."
                                                                      p.501 F.P.
                                                                   

                                                          
                                                                    


Fernando Antunes


Arnaldo Pessoa
 


                                                                                                                                                       

                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário