quinta-feira, 24 de maio de 2012

Filme - Natureza Selvagem


Filme – NATUREZA SELVAGEM


Este filme baseado em história verdadeira, acontece no início da década de noventa, quando Chistopher  McCandless  formado em Direito, abandona namorada , família próspera que lhe oferece uma vida confortável, para lançar-se na Natureza Selvagem, em busca de seu objetivo: ficar distante dessa sociedade, do consumo e viver vida mais livre. Em suas andanças percebe-se que a natureza que tanto ama, não lhe é tão fiel e amiga. Pelo contrário, naquele cenário das belas  paisagens americanas que ele contempla várias vezes,  trava também embate para saciar sua sede, fome e cuidados com higiene. O que a nós parece solidão, ao rapaz é conquista e alegria.
Chistopher abandona pelo caminho seu velho carro, queima dinheiro, e não faz vínculo mais profundo com pessoas com as quais interage  ao longo de sua busca.  Simpático, consegue trabalhar quando quer. Cativa e consegue quarto para dormir, mas sua vida não comporta regras e organização. Ele quer estar solto,  só e gosta de viver assim.
Mudou de nome, trocou sua identidade. Jogou no lixo a placa de seu carro e vai assim tendo gestos que o distancia das pessoa, principalmente da família.
Parafraseou Thoreau-“Em vez de amor, dinheiro, fama, me dê a verdade.” Lia também Tolstoi.
Numa cena inesquecível Chistopher se olha no espelho e diz- eu posso, numa atitude bem contemporânea que trabalha a auto-estima e de dentro se busca forças que às vezes não se sabe  possuir..
 Não há lugar para sentimentos, alegria, satisfação, amor, pois a procura é o que o anima.
Fome, frio e extrema solidão. Desnutrido e envenenado, nós o vemos no Alasca  em seus minutos finais  e como que num frágil sonho ele vê sua família e num sussurro diz que a felicidade só  é verdadeira, quando  compartilhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário