segunda-feira, 4 de junho de 2012

Livro- Tia Julia e o escrevinhador de Mario Vargas Llosa


Mário viveu na companhia dos  avós porque a mãe lhe dizia que seu pai havia falecido.
Aos 10 anos esta farsa se revela com a volta do  pai que retorna o convívio  famíliar. A convivência com  ele  tão severo e autoritário , levou Mário a  escrever a primeira novela. Leôncio Prado , anos 50. Colégio militar.
Para o pai,  literatura não era coisa para homem e os poemas de Mário vinham como para  desafiar  a autoridade paterna. A literatura era seu refúgio.
Varguitas vive na companhia dos  avós em Lima. É um jovem peruano de 18 anos. Com esta idade apaixona-se por tia Julia e era correspondido. Os dois passaram maus momentos diante da família muito religiosa e severa.
Neste tempo trabalhava na rádio Panamericana onde os locutores não eram argentinos. Colocavam no ar clássicos, mas também rock e jazz e havia preocupação com a qualidade das notícias.
 A outra rádio, a Central, tinha maior audiência, porque levavam ao ar, radionovelas compradas em Cuba, pelo valor de peso e não de qualidade. O sucesso foi maior com a contratação de Pedro Camacho que era um grande criador de personagens e um exigente diretor. Com o passar dos tempos, de tanto trabalhar dia e noite sem férias, acabou internado em manicômio e depois passou a fazer trabalho sob comando de outros, o que anteriormente era inconcebível.
Suas radionovelas faziam sensação pois era expert em incêndios, troca de personagens e ele mesmo se incluía no elenco. Cenas com tiros, brigas, navalhadas, bombas e mortes, muitas mortes.
O autor cria para os personagens de Camacho, enredos super instigantes e no final de cada capítulos, faz-nos a pergunta que remete á próxima apresentação.
Cria dramas familiares que nos fazem crer inspiradas nas pessoas e personagens enlouquecidos e leva os ouvintes a expectativas diárias.
Varguitas, tinha afinidades com tia Julia, e aos poucos se apaixonaram. Ela com o dobro de sua idade. Mário a pediu em casamento. Seu pai sabedor do pedido disse que iria mandar Júlia sair do pais e que se esse pedido se consumasse , lhe mataria como se mata um cachorro Frase essa muito ao modo de Camacho que passou a apresentar nas radionovelas temas agressivos, violentos e truculentos.
Marito então resolve viajar  com tia Julia e dois amigos,a fim de encontrarem um prefeito que fizesse o casamento. Com enorme  trabalheira encontram um prefeito que os casou.
 Voltando a cidade, Julia viaja para evitar confronto com o sogro e Marito passa a garimpar empregos para construir família.
 Seu pai, aceita encontrá-lo, já que suas exigências foram cumpridas  e Mário pode então explicar que não vai deixar os estudos e que se tornará advogado.
Tia Julia retorna e os dois vão morar numa pequena casa alugada onde ele pode escrever e viver seu amor.
Antes do casamento tia Julia quer que ele jure que pelo menos fiquem juntos por cinco anos e Má rio nos revela que foi além do que praguejava a família e do que jurou a Julia, pois ficaram juntos por oito anos. Depois do divórcio ele se casa, agora no religioso com sua prima irmã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário