sábado, 1 de setembro de 2012

FAUSTO de Goethe em casa




O livro de Fausto comprado novinho já estava envelhecido na estante e olhava pra mim. Não tive mais dúvidas que era hora de agarrá-lo para não soltar enquanto a leitura não fosse feita. Seria oportuno convidar alguns amigos animados e eles foram aceitando a ideia da leitura de Fausto. Goethe que nos aguarde!
Hoje é o nosso primeiro encontro. Somos 15 ao todo, mas três não puderam comparecer.
No início, Claudia trouxe sua colaboração e logo depois todos que quiseram falaram sobre esse amor antigo e mal resovido- "ter e nã ler" Agora então mãos a obra!
A proposta surgiu no mes de junho, quando vimos o filme preto/branco Fausto; o filme Mephisto e fizemos a leitura do "Os sofrimentos do jovem Werther".
Fausto,é uma obra prima da literatura alemã. Considerada lenda pois que Fausto existiu e a narração foi mantida pela tradição oral, até que muitos escritores abordaram este tema.
Na época medieval a salvação da alma era fotor importante na cultura européia. O mago com o elixir controlava a vida, a juventude e o saber. O pacto entre o diabo e Fausto tem prazo; são 24 anos. Por que Goethe teria escolhido Fausto? é o que ouvia desde sua infância e em 1776, apresenta seus primeiros escritos.A primeira edição é de 1806, quando já estava com 57anos com a primeira parte. Em 1831,surgiu a segunda parte, quando o autor já havia falecido.
Fausto escreveu também "Teoria das Cores" que pouco se falou dela na época, porque Goethe contestava Leonardo Da Vinci; que em sua obra "Tratado da Pintura e da Paisagem", afirmava que o branco é a reunião de todas as cores, certamente falando como um cientista, sobre a cor física. Fausto não concordava com esta afirmativa, num equívoco pois pensava em cor como pigmento e emoção. Ficou este incômodo!
Voltando ao tema, muito se falou sobre o romantismo, período em que todos os paízes sofriam com o problema da pobreza e da mão de obra escreva. Os mais pobres viviam em guetos, alojamentos sujos e de extrema pobreza coabitando as vezes, cinquenta pessoas no mesmo alojamento. Muitos ficavam doentes e morriam . Era a Revolução Industrial onde
os trabalhadores eram como máquinas.
Os intelectuais da época, protestavam e se indignavam com esses maus tratos e ficavam de costas para esse progresso, contemplando a natureza. Surge aí o romantismo na arte, quando em protesto, os artistas pintavam árvores secas, muralhas destruídas, crianças sofridas e morte.





Fausto percebe sua própria realidade e sofre. Mas sofre também com o que constata na vida das pessoas a sua volta. Ele deseja reverter isso mas encontra-se com o poder da destruição.
Isto nos remete aos nossos tempos- aprendemos para termos uma vida em mutação e o retorno disso não é a riqueza material mas experiência-criatividade-ação. No final ele diz que há uma pequena palavra- amor
Escrevo hoje o que pude "pegar" das falas dos participante no Encontro com Fausto. Certamente que ouvimos e trocamos muito mais informações...
Sobre o que ocorrer na próxima reunião farei outros comentários e minha ideia é que Fausto seja instigante o suficiente para nos arrebatar!!!
Lembrado por Neide, Claudia enviou este escrito:
"Amar o Amor, Desejar o Desejo e Sentir o Sentimento são as tres propostas básicas para um romantico.O importante é toda uma percepção de mundo através desse olhar sensível que deixa de lado o auto-dominio da razão.
O amor é um meio de chegar a esse mundo sensível, o objeto amado é o veículo necessário. é muito mais um amor pessoal, eles falavam de individualismo, subjetivismo, de auto conhecimento, de liberdade criativa.Esse objeto do interesse romantico é a ponte para o sentir intenso da vida e acaba por virar uma obsessão.
Lembrando que eles se matavam por uma exaltação desse ideal romantico que nunca pode ser de fato alcançado.
Ser romantico é ter um modo de vida criativo!"


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luzia, o encontro foi ótimo mesmo. Mas eu gostaria de relembrar um ponto que a Claudia tocou e que eu esqueci, será que podem me ajudar? Ela falou sobre o que um teórico falou a respeito do Romantismo: amar o amor, desejar o desejo e ..... (essa parte esqueci).

    Obrigada também pela afabilidade. Até a próxima.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! Só hoje ao completar quase dois anos do nosso encontro é que vejo seu comentário. Desconheço o que foi postado sobre a remoção de seu texto. Mas vamos lá! Eu também não me lembro bem. Vou falar com Claudia, que certamente se lembrará do assunto. Todo comentário é bom e instigante! Qualquer novidade eu lhe comunico. Um bj carinhoso e venha!!!

      Excluir
  3. Oi amiga!
    Enviei sua dúvida para Claudinha.
    Bjs Luzia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êta turminha animada! Adorei nosso primeiro encontro. Agora vamos que vamos na leitura e até dia 27 de outubro
      para novas ideias e que todos se sintam à vontade para que o grupo fique alegre, descontraído e produtivo!
      Qualquer dúvida, anote e traga para nós, que na troca poderemos chegar em algum ponto! Bjs e até Luzia Veloso

      Excluir
  4. Oi Luzia, agradeça a Claudinha em meu nome, pela gentileza de responder a minha dúvida.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que bom que lhe esclareceu! Eu não sabia que já estava tudo resolvido! Ótimo! Bjs e venha!!!

    ResponderExcluir