domingo, 1 de janeiro de 2012

Livro- O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

"...as roupas que vestia,velhas e esfarrapadas, se agitavam sacudidas por um vento que não se sabia donde vinha, e com este contínuo movimento se nos confundia a vista, a ponto de, em um instante, parecerem os farrapos finas e sumptuosas telas, o que só estando presente se acredita."p.23 era o anjo.
"De longe, sentado no meio das ovelhas e confundido com elas, o pastor olhava-o"p.155. o pastor era o diabo.
    Judas não recebeu moedas por sua traição. Na verdade, ele colaborou para que tudo se cumprisse conforme o planejado.  "Depois levantou-se, abraçou-o e beijou-o nas duas faces, Vai, a minha hora é a tua hora ." p. 368 e Judas logo logo retornou com os guardas e soldados que levaram preso Jesus.
    Maria humana e seu marido  se relacionam, mesmo que na Bíblia isto só tenha ocorrido após o nascimento de Jesus. Segundo o autor, Deus também colocou sua semente em Maria.p. 19.  Foi o anjo que anunciou  que ela seria mãe, sem a participação de homem, no caso José.
 Saramago ousado e criativo, conta  história bíblica (que todos conhecem,) só que o faz a seu modo.
    Madalena e Jesus têm um caso amoroso.
 "... um bem, mesmo que enterrado, não se perde, e um mal terá menos poder longe da vista."p 31
    Deus diz: "Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus toda a minha complacência. Então Jesus compreendeu que viera trazido ao engano como se leva o cordeiro ao sacrifício, que a sua vida fora traçada para morrer assim..."
"...clamou para o céu aberto onde Deus sorria, Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez."p.374
Jesus pergunta para Deus o que ele quer com a sua ajuda e Deus responde: "alargar a minha influência, a ser Deus de muito mais gente."p.309
Um Deus perverso que se utiliza de Jesus para expandir seu reino e seu nome?

Nenhum comentário:

Postar um comentário