segunda-feira, 9 de julho de 2012

Filme- Fausto de F. W. Murnan








Logo no início do filme ouvimos as palavras do pregador–"a terra é minha, ela nunca será sua, o homem escolhe entre o bem e o mal". Há liberdade. E uma nuvem cinza toma todos os lugares. Um raio de luz faz aparecer como que fantasmas cavalgando- é o portal das trevas que está aberto.
    Fausto prega o bem e faz o mal.
O diabo fala que vai arrancar a alma de Fausto e levá-la para longe de Deus. E continua dizendo que o homem não pode resistir ao mal. Ele vai soltando uma fumaça que cega as pessoas. Há uma apresentação teatral e o ator desmaia e morre e todos saem apavorados. Aquela fumaça espalha uma epidemia e muitos morrem. Para encontrar a cura, Fausto ora a Deus por vários dias. Queria num dado momento oferecer sua própria vida para salvar a todos. Mas quando se prepara para morrer, uma pessoa bate a porta pedindo ajuda para sua mãe. Ele vai até ela e lhe dá um líquido que não surte efeito e ela acaba morrendo. Ele se desespera e quebra aquele frasco.
O pregador diz palavras de ânimo para a população
"Apenas a fé pode derrotar a morte. Tenham respeito pelos mortos. Aquele que tem fé viverá."
Mas a peste ataca novamente e todos saem correndo.
Fausto vê o pregador morto. Sai pesaroso e o povo pede sua ajuda.
Pensa que o demônio  poderá ajudar e ele o chama e aquela nuvem negra o possui.
Mephisto aparece e Fausto  se assustando  foge, mas o espírito do mal já está presente:" Você invocou-me. Estou aqui." E Fausto acaba assinando um pacto e com sangue entrega sua alma ao diabo.
     Fausto tentou salvar algumas pessoas em nome de Deus mas não consegue pois o diabo não permite. Fausto derrotado quer morrer tomando o elixir da morte mas o diabo lembra que eles têm um pacto.
O diabo diz: "prazer é tudo! e Fausto retruca: "estou muito velho".
Mas eu o tornarei jovem! diz o diabo que assim procede.
Ao se ver jovem Fausto fica revigorado e o diabo velho vai e surge um diabo jovem. Agora parece bom lhe arrumar uma mulher. A Duquesa de Parma da Itália esta se casando . O diabo luta com o possível marido e o mata e Fausto toma o lugar do noivo. O casal está apaixonado e Fausto e leva para um momento de prazer mas o pacto chega ao fim.
Fausto está pensativo e o diabo pergunta o que vc quer? ele diz "Um Lar", quero ir para casa.
   Numa festa de Páscoa ele vê uma bela mulher e o diabo se encarrega de os dois se encontrarem.
Mostra onde ela mora e Fausto leva presente. O diabo se encarrega de dar fim a mãe e ao irmão Valentim para que Fausto fique livre para cortejar Gretchen.

O irmão não se conforma com a aproximação de Fausto e o desafia para uma luta de espadas. Na luta o diabo mata Valentim e grita para a cidade: Assassino! Todos correm e vêm Fausto atônito junto ao corpo .
"Teu amante matou-me"- diz para Gretchen. Ela é levada para o tronco e todos riem dela.
´Neva e é Natal. Ela com o filho nos braços está só e não tem abrigo. Chegam uns soldados e gritam- "ela matou seu filho assassina. Prendam-na!" Ela grita por Fausto para ajudá-la e ao longe ele ouve seu pedido. Ela é levada para a fogueira e todos querem assistir. Fausto vem correndo mas quase ao se deparar com Gretchen ele se torna velho como era antes. Ela a princípio não o reconhece e ele diz: "nunca desejei a juventude que me trouxe esse sofrimento."Na passagem ele lhe estende a mão e pede perdão.
Já na fogueira ela vislumbra Fausto que a beija e se junta a ela na morte.
"A palavra eterna apazigua tudo- ela é amor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário