Alemanha de 1930
Hofgem é um ator que deseja sucesso a qualquer preço. O filme é baseado numa lenda . Ele faz também referência ao dito popular, "vendeu a alma ao diabo". Esta lenda escrita por Goethe, já vinha sendo tema de outros autores.
Mephistópholes esse sim é o general nazista que tenta com favores conquistar o ator que interpreta personagens em Berlim, tendo o Teatro Nacional sob sua direção e pagando preço alto, estando submetido ao poder.
Num dado momento quando o ator se olha atentamente no espelho, nos vem uma ideia de que estaria tentando se identificar, se encontrar.
O nazismo tranformou-o no ator mais popular da Alemanha. Hofgem pensa ser reconhecido e pede em favor de um amigo . Ele é expulso do gabinete do general e aos poucos vai percebendo o quanto e manipulado. Essa consciência chega lentamente, dada sua vaidade e o desejo da fama.
É conduzido escoltado para um grande cenário onde os holofotes cegam, desintegram e enfraquecem o ator e ele insiste em ser ouvido com palavras que não ecoam; "sou apenas um ator..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário