quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mephisto - filme de Klauus Maria

    Alemanha de 1930
    Hofgem é um ator que deseja sucesso a qualquer preço. O filme é baseado numa lenda . Ele faz também referência ao  dito popular, "vendeu a alma ao diabo". Esta lenda escrita por Goethe, já vinha sendo tema  de outros autores.
     Mephistópholes esse sim é o general nazista que tenta com favores conquistar o ator que interpreta personagens em Berlim, tendo o Teatro Nacional sob sua direção e pagando preço alto, estando submetido ao poder.
     Num dado momento quando o ator se olha atentamente no espelho, nos vem uma ideia de que  estaria tentando se identificar, se encontrar.
    O nazismo tranformou-o no ator mais popular da Alemanha. Hofgem pensa ser reconhecido e pede em favor de um amigo . Ele é expulso do gabinete do general e aos poucos vai percebendo o quanto e manipulado. Essa consciência  chega lentamente, dada sua vaidade e o desejo da fama.
     É conduzido escoltado para um grande cenário onde os holofotes  cegam,  desintegram e enfraquecem  o ator e ele insiste em ser ouvido com palavras que não ecoam; "sou apenas um ator..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário