sábado, 7 de julho de 2012

Os sofrimentos do jovem Werther de Goethe


Obra do romantismo que ao ser publicada na Europa causou grande comoção entre os jovens , trazendo preocupação aos governos que atribuiam  o grande número de suicídios a  leitura desse livro.
Werther  sem parentes e amigos, cuida de se corresponder com Guilherme contando todos os seus dias  de paixão por Carlota , mulher casada com seu amigo e que o amava . Faz ver ao amigo, que Carlota também sofria com esse amor impossível mas  escolhia ficar com seu marido, o que lhe causava grande sofrimento.  "Ele atirou o manuscrito à mesa, pegou-a  por uma de suas mãos e verteu as mais amargas lágrimas..." A agitação de ambos era terrível", p.160
 Werther  frequentava a casa do casal , sendo que o marido de Carlota parecia deixar para sua mulher a tarefa de se separar daquele intruso. Os três mantinham amizade e Werther aproveitava  este  fato para  visitar frequentemente Carlota.
  A situação ficou insustentável.
Com narrativa  suave o autor  mostra como aquele amor romântico vai tomando proporções maiores e desenfreadas a ponto de os dois em um dos passeios que faziam se declararem e se entregarem aquela paixão.
Carlota  no entanto prefere Alberto e que o amigo  se afaste dela. Ele vai morar longe mas volta. Ao retornar, talvez mais apaixonado ainda, pede  emprestado as armas do marido de Carlota e depois de pagar suas contas, organizar papéis, comete suicídio.
Só viu esse caminho. Enclausurou olhar e sentimento
"...é visível o fato de que Werther se torna sempre mais poético nos momentos em que o personagem aspira diretamente ao infinito, inclinando-se a ele de maneira solene e religiosa".
                              
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário