quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A Megera Domada Shakespeare

Mais um desafio!
_Quem quer dirigir uma apresentação teatral envolvendo uns "atores" do grupo , sendo os demais o público?
_Eu posso tentar...
Quando surgem questões difíceis , sinto que é melhor arriscar logo.
Então agora é pensar e pensar. A primeira ideia:  fazer uma pequena cena de Romeu e Julieta. Depois achei que dado os poucos minutos que tínhamos para a apresentação, que seria melhor  rir! (se fosse possível!)
Então cheguei a um fragmento do Ato II, cena I de "A Megera Domada".
Escolher Petruquio e Catarina foi rápido: Rita (escritora e poeta) e Newton,(excelente contista) casal amigo e ótimos para desenvolverem essas funções! Para minha alegria aceitaram de pronto o convite.
 Percebendo a importância de um narrador, escolhi o pai desta ideia que é o escritor Carlos Rosa, que introduzir a cena a fim de que o público pudesse se reportar aquela estrutura familiar elisabetana:
 "...então, o marido era o chefe da família, e logo abaixo dele ficava a mulher; mas havia um outro aspesto nessa história: a mulher, tanto quanto o marido, tinha direitos e atributos que lhe eram privativos, e Kate teria que ser domada, principalmente, para ocupar devidamente o seu lugar, merecedor de direitos e obrigações que só a ela cabiam". p.7 Introdução de Barbara Heliodora.
 
Importante fazermos uns ensaios que consistiu em passarmos as falas uma vez, duas, três e cabia agora aos atores, o estudo dos papéis , até que chegou o dia da apresentação! Num espaço miúdo mas acolhedor, a turminha fêz o melhor!
Parabéns para todos nós que, desafio cumprido e comprido  esperamos os aplausos! E eles vieram!!! Bravo! 

4 comentários:

  1. Kkkkkkkkk, caramba isso deve ter sido o máximo. Bem, meus parabéns atrasado como espectadora imaginativa da cena.

    ResponderExcluir
  2. Luzia, você foi excelente em tudo: idealizadora, diretora, animadora, realizadora e fez até no follow up com os 'atores'. Nos sentimos à vontade e felizes de fazer parte do projeto. Depois fiquei com peninha de não termos filmado, mas não há de ser nada, outras oportunidades virão. Beijos de quem muito lhe estima,

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amigas pelas palavras carinhosas! Foi muito bom mesmo! Bjs Luzia Velos

    ResponderExcluir
  4. Foi excepcional. Mesmo com todas as limitações de tempo, cenário e figurino foi sensacional, surpreendente. O casal Rita e Newton foram perfeitos. Uma diversão a apresentação tão carinhosamente preparada por Luzia e executada com maestria pelo casal supracitado. Parabéns, Luzia, e desculpe a demora em comentar. Um abraço.

    ResponderExcluir