terça-feira, 28 de agosto de 2012

Unitevê Entrevista


Unitevê: Luzia, gostaríamos que nos contasse um pouco mais sobre essa inspiração na infância, e o que lhe levou a escrever o tema para o livro?

Luzia: A princípio, e o princípio de tudo começa com meu pai que era um contador de “Casos”. Ele era da roça, e tinha como hábito estar com os amigos e contar estórias. Então com o nascimento dos meus netos tive uma visão da vida em uma perspectiva de vida diferente. E meus netos, pensei: Que histórias meu netos saberiam a meu respeito mais tarde?. E fiquei muito entusiasmada com isso. Pegar as lembranças que eu tinha tão viva da minha infância e colocar como “Casos”, fragmentos de memória que remete as pessoas da minha estória. Não é uma coisa cronológica e não tem uma preocupação com o tempo. São contos, ouseja, pequenas estórias.

 ••    Unitevê: O que lhe impulsionou contar um pouco de você para sua família?

Luzia: Não só para a família, mas para um número muito grande de amigos. Os amigos que me acompanharam por mais de trinta anos nas artes, porque sou Artista Visual. Então, aproveitei isso e lancei o catálogo no ano passado. Neste ano, estou lançando esses Casos que são as lembranças.
 ••    Unitevê: Gostaríamos que você ressaltasse um pouco mais sobre os temas do livro: a cidade natal de Natividade; a culinária caseira; e as brincadeiras de quintal que você cita em seu livro.


Luzia: Natividade é o cantinho da minha vida. Vivi lá desde os vinte anos. Então foi uma coisa muito importante para mim. E era brincadeira de rua. Nós andávamos descalços. Aproveitamos demais a vida. Ali construímos amizades sólidas. hoje tenho minhas colegas que são da minha infância, e fazem parte do livro, porque abri uma parte do livro onde os amigos participam e contam seus “Casos”. Então, acho que houve um integração, e juntei as coisas. Acabou que aconteceu a estória dos “Casos”.

••    Unitevê: Gostaríamos que nos contasse um pouco a respeito dos desafios da vida adulta, citados no livro. E sobre Niterói, sua mudança para o centro da cidade.

Luzia: Niterói para mim foi um Oásis. Foi um grande prémio da nossa vida. Papai vindo do interior comprou um apartamento em Niterói. Tínhamos uma vida muito simples, mas ele foi sábio conseguindo reunir a família em Niterói. E a partir daí conseguimos conhecer pessoas importantes que fizeram com que nós redirecionasse a vida e se restaurasse também para uma vida mais alegre, mais descontraída com irmão e uma vida de camaradagem como encontrei aqui.
 ••    Unitevê: O que o leitor pode encontrar em seu livro: Romance, personagens, conflitos. Poderia nos contar um pouco mais?

Luzia: Não é Romance. Personagens sim, temos pessoas que são personagens interessantes. Como havia dito são pequenos “Casos” desde o jardim de infância da minha professora de jardim até a minha vida adulta. Tenho uma lembrança muito viva, muito certa da vida, das brincadeiras e de tudo. E isso foi muito fácil contar. Foram quatro anos, mas na verdade, é a estória da minha vida toda.

••    Unitevê: Podemos dizer que os próprios personagens são as pessoas que fizeram parte da sua própria vida?

Luzia: Exatamente. Começamos pelos meus pais e seguindo pelos meus amigos.

••    Unitevê: Considerações finais a respeito do livro; da obra; deste dia de lançamento aqui na Livraria da Editora da (UFF).

Luzia: É um prazer juntar as pessoas e poder contar sobre a minha vida e sobre a minha estória. E como é bom ter o apoio dos amigos. Eu já cheguei aqui na livraria e as pessoas já haviam comprado o livro. É muito lindo ver as pessoas tão curiosas para ler. É uma coisa muito bonita. Fiquei feliz em estar realizando esse projeto.

“Casos dirige-se a nossa sensibilidade e a nossa imaginação. Sua narrativa leve e bem humorada prende a atenção do leitor, apurando seus sentidos e integrando-o ao texto. Cores, sons, movimentos emergem das associações de ideias. Através do registro de suas lembranças. Luzia consegue que percebamos o amor, a paz, o tranqüilo convívio familiar, o conforto da fé, ao mesmo tempo em que nos mostra que podemos e devemos amar o próximo e sorrir sempre para vida.”

“Casos” de Luzia Veloso está disponível na Tenda "Escritores ao Ar Livro" – Rua Miguel de Frias na Praça Getúlio Vargas Todos os domingos de 10:00 as 13:00  em Icaraí- Niterói- RJ

E-mail: luziaveloso@yahoo.com.br

www.facebook.com/luzia.veloso
 www.luziavelosoartes.blogspot.com
 www.niteroiartes.com.br
 www.niteroiartes.com.br/catalogo.ccpm

Entrevista: Cláudio Barbosa

Texto: Cláudio Barbosa

Fotos: Cláudio Barbosa

























2 comentários:

  1. Luzia, querida, saiba que seus 'Casos' são inspiradores e belos. Tudo começa na nossa infância, nas nossas lembranças e daí vamos sendo, construindo, desconstruindo, reconstruindo. Esse eterno gerúndio é a nossa marca e nossa sustentação em um mundo sempre em movimento. Você, quer com os livros quer com a arte,nos mostra isso de forma simples e profunda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Beijos amiga e obrigada! Luzia

    ResponderExcluir