segunda-feira, 25 de julho de 2011

INVICTUS- filme sobre Mandela

INVICTUS- FILME SOBRE MANDELA
Com Morgan Freeman e Matt Damon

A República da África do Sul,foi colonizada por (brancos), holandeses e ingleses, que estabeleceram o regime apartheid. Era negado então aos negros, o direito de casamento com brancos; sua educação era diferenciada e foram criados bairros onde os negros deveriam morar. Sendo assim, eles ficaram sem direito social, político e econômico.
Mandela foi um líder que lutou contra essa segregação racial. Preso,foi condenado a morte. Sua libertação ocorreu , quando um presidente foi eleito , abolindo também o apartheid.
O filme,tem início quando Mandela é eleito presidente. Inteligente, ele foca a conquista de um povo totalmente contra os negros, no jogo de rugby. Em sua primeira ida ao campo para encorajar seus jogadores, é vaiado.De sua coragem  , calma e determinação ,poderemos  perceber melhor, no decorrer de todo o filme.
Vemos emocionados Mandela dizer: “O perdão liberta a alma”.
Em outro momento quando os líderes do esporte votam por mudar as cores e a hino do time “branco”, Mandela diz que não vamos agir do modo  que os opressores do passado diziam  que faríamos e acrescenta:” Temos que surpreender, com compaixão, controle e generosidade”.
E quando seus seguranças o alertam para que não se exponha, ele fala:
 ...”o medo impede a liderança”.

Preso por 27 anos , Mandela conta que este poema, o fortaleceu e inspirou-


Noite à fora que me cobre
Negra como um Breu de ponta a ponta,
Eu agradeço, a sejam quais forem os deuses
Por minha alma inconquistável.


Nas crueis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não abaixada.

Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o Horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos.


Encontra, e deve me encontrar, sem medo

 
Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre de meu destino;
Eu sou o capitão de minha alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário