segunda-feira, 25 de julho de 2011

Flor da Neve e o Leque Secreto

Flor da Neve e o Leque Secreto
Obra de Lisa See
Sofrimento, dor, solidão,  preconceito, lirismo, amor e tantos outros sentimentos, percebi ao ler esta obra.Na tradição chinesa, o ato de prender  ataduras nos pés das crianças meninas, vai até 1950; a autora enfoca esse costume, na sua obra.
 Quanto menor o pé da criança, mais valor ela terá para a família de seu marido, pois as bandagens bem apertadas, produziam pés mínimos e maior dor. Sendo assim, a menina ofereceria a seu marido momentos de prazer já que possuía pés lindos e preparada estava para as dores do parto e para outros sofrimentos que surgissem em sua vida
Para a bandagem, as mães, irmãs ou avós, quebravam os dedos dos pés de sua filha, só deixando o grande artelho; isso era feito na criança, com a idade de cinco anos – prendia-se a faixa bem apertada e dali saia sangue e com os dias, pus e fedor.
Ter filho-homem era o esperado. Filha-mulher é como galho seco, não serve para nada,e só dá mais despesas para a família.Para a mulher, serviços da casa, bordar, ajudar a família de seu marido, obedecer e servir.Era uma a tradição – as mulheres, poderiam ter ( e acho que as mais privilegiadas) laotong e seriam felizes nos aposentos de cima , na companhia de sua “velha-igual” . Era um costume aceito por parte de seus maridos, e de seus filhos. O homem morava na casa com sua mulher, seus filhos e algumas concubinas.
Flor da Neve e sua velha-igual, através de uma linguagem secreta- nu shu ,(escritas em leques,que eram usadas pelas mulheres) trocam delicadezas, afetos e muito sofrimento!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário