segunda-feira, 11 de julho de 2011

Meia noite em Paris de Woody Allen

Penso que tenha sido a história de um roteirista , de nome Gil, cujo sonho é ser um famoso escritor. Viajando com sua noiva  para Paris, cria o roteiro- um sonho, onde encontraria seus personagens preferidos. No filme, que acontece nos anos 20 na França, realiza a fantasia ao jantar com Picasso no La Rotande e se apaixona pela amante do pintor cubista.
Picasso-foi quem mais radicalmente  afastou-se da arte de tradição ocidental. Não queria abolir a representação, mas transformá-la.
Quanto a Kandinsky e Klee, ambos músicos, eram místicos e adotavam o pensamento Zen- só pode tornar-se iluminado aquele que se liberta dos seus hábitos e pensamentos racionais. Se empenhavam no equilíbrio entre linhas, sombras e cores. “ O artista não planeja seu trabalho, ele deixa  a obra crescer”.
 Scott e Zilda Fitzgerald, escutando Cole Porter, a cantar Let’s Fall in Love.
 Salvador Dali(1904-1989),deixando crescer seu bigode, que o tornou conhecido- um dos pintores surrealista, que tentou imitar a confusão da vida dos sonhos, unindo na sua obra,fragmentos desconexos do mundo real.
Com Buñuel, Dali colaborou no curta “Um cão andaluz” e em Meia Noite, Gil sugere que se faça um filme sobre um jantar fracassado e o filme é- O Anjo Exterminador, que fora lançado em 1962.
Recordando - em A rosa púrpura do Cairo, dirigido pelo próprio Woody Allen, a garçonete de tanto assistir o filme, o herói sai da tela e quer oferecer uma vida mais digna para sua nova-bem –amada-garçonete. Situação nada real também...
Com Ernest Hemingway, escritor norte-americano que publicou –O velho e Mar-1952-a obra de ficção  onde o pescador  precisa lutar contra a maré na busca de seu pescado e depois de tanta batalha consegue um enorme peixe que até chegar a praia, é só esqueleto.
Penso que o diretor fala de seus embates na vida pessoal e da própria reestruturação de sua criatividade na direção de um filme tão diferenciado e extraordinário, como foi a história de Santiago,que diante da dificuldade ensina: paciência, sabedoria e persistência.
Ponto de encontros dos americanos era a Livraria em Paris, perto do Jardim Du Luxembourg, onde Hemingway , pegava livros emprestados.
Se quisermos conjugar Woody Allen e Matisse, ambos queriam construir algo, em vez de copiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário