quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A xilogravura de Dürer no Evangelho de Saramago

  Xilogravura é uma técnica de origem chinesa- sec.VI. Alberecht Dürer, artista alemão de Nuremberg, expoente da arte do sec.XVI, entregou a série " A Grande Paixão " ao artesão que entalhava sua placas de madeira. O profissional não era competente, havendo assim aos olhos dos críticos desta arte, inúmeras falhas . Dizem que o próprio artista Dürer, ao término da décima primeira obra da série, iníciada em 1497 indo até 1499, teria interrompido esse trabalho. Mais tarde, foram encontradas mais cinco placas, desta mesma série, atribuída aos anos de 1510-1511.  Ainda foram feitas mais 3 obras- Cristo no Monte das Oliveiras
                                A Flagelação
                                A Deposição
  O que se fala é que o papel destas últimas, é contemporaneo...
Há um acervo brasileiro na Seção de Estampas da Fundação da Biblioteca Nacional-RJ, com as obras de Dürer. Foram 60 anos para que todo o material fosse restaurado.
  Esta introdução é para falar que A Grande Paixão, segundo define Gerard Genette (1982)- a gravura escolhida nesta série, é um pré-texto sobre o qual Saramago constituirá sua narrativa do livro - O Evangelho segundo Jesus Cristo- Inicia com a crucificação e faz logo uma inversão dos fatos diferente do que se registrou na Bíblia- nacimento- vida e morte de Jesus. Saramago chama atenção para o gravura , muito mais que para o fato.

Um comentário:

  1. Olá Luiza,

    Infelizmente, não consegui ir ao clube de leitura de niteroi, por ocasião da leitura de Saramago, uma pena, pois eu simplesmente fiquei maravilhada com a utilização da descrição do quadro e quando vi a xilogravura que enviou por e-mail, pude apreciar o que os olhos do autor tentaram captar. Obrigada pela contextualização que foi acrescida a minha leitura

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