sexta-feira, 1 de março de 2013

"Casos" de Luzia Veloso



                   
Casos

A medida que brincava com os netos, vinha a vontade de contar-lhes aquelas histórias experimentadas na roça e na cidade na companhia da família e amigos.
Queria falar que brincadeiras de roda, e só hoje percebo, têm tantos significados. Elas são a lembrança contada de geração a geração, advindas da vivência  de portugueses, africanos e índios, aqui no nosso país. iniciando assim as narrativas de nossas tradições. Queria que meus netos soubessem de detalhes interessantes como na brincadeira de “Escravos de Jó”, uma forma que  escravos  inventaram, construindo seu código particular de linguagem, a fim de prepararem a fuga livrando-se dos castigos e dos trabalhos forçados por seus senhores. Que havia brincadeira de pular corda; de pique esconde, queimado, bola de gude, passa anel, pião, peteca e tantas outras mais.
 O que seria mito, o que seria lenda?
Motivada pelas lembranças dos passeios no carro de bois com seu barulho característico, as festas de Reis, o bumba meu boi, as procissões e muitas histórias de arrepiar, fui escrevendo.
A princípio tratava-se de um projeto modesto com alguns textos que seriam impressos. Entretanto ele foi tornando vulto e terminei por escrever o livro “Casos”.
Testemunhas daqueles belos tempos, alguns amigos, participaram também do meu livro.



























         

Um comentário:

  1. Luzia
    Hoje terminei de ler Casos. Um delicioso relato de sua vida. Curiosamente ontem acabara de escrever trabalho semelhante, que você lerá em breve.
    Abraços do amigo
    Luiz Calheiros.

    ResponderExcluir