sábado, 16 de março de 2013

Papa Francisco




        O novo papa é jesuíta - para uns da igreja isto é ótimo e para outros é um desastre.
        O novo papa se deu o nome de  Francisco. Vai novamente contrariar uma ala da igreja já que Francisco, o santo, sempre esteve voltado para as causas dos excluídos da sociedade.
       Como será esse novo papa?
       Fiquei pensando se ele pudesse, por conta própria, conduzir seu mandato e  num rasgo de consciência humanitária repartisse os bens do Vaticano.Sem demora, rapidamente; assim como quem já pensou nesta possibilidade com todo o cuidado.
Charge papa
Charge de Alpino pós renúncia de Bento XVI.
        E como se isso não fosse suficiente, ele convocaria todos que fazem importantes colaborações para ele e para o Vaticano, que empregassem suas doações  em escolas, erradicando o analfabetismo nos países em desenvolvimento e construíssem espaços de lazer e recreação para tantas crianças no mundo. Que essas pessoas generosas adotassem pequenos lugarejos onde há fome e graça a miséria. Para surpresa geral, os cardeais no conclave em  apoio, dispensariam também suas roupas, riquezas e andariam com chinelas e trajes franciscanos (incluo comentário sobre conclave, de Oliveira Viana em "Pequenos Estudos de Psicologia Social" p. 69..."abandonem o gosto por essa atividade discreta, misteriosa, invisível, passada toda ela no sigilo dos conclaves partidários").
       Francisco, o novo papa, pediria mais uma vez desculpas ao povo, pelas tragédias que a igreja de Jesus Cristo causou aos homens aqui da terra. Ele falaria com tanta transparência e sinceridade que todos ficariam pensando na sua própria vida e o quanto podem fazer por seus subalternos, empregados, dependentes para os tratar com humanidade e respeito. Haveria um momento de introspecção e reflexão no mundo inteiro. Como que sofrendo um terremoto todos acordariam para o hoje.
       Recorrendo a arte, fica claro o que Velázquez em 1650  pintou: O Papa Inocêncio X, obra que mostra, com riqueza de detalhes, a renda alva e delicada, o brilho da seda vermelha na veste do papa. Coisa muito linda é o trono, o chantungue das cortinas e o anel que beijamos em reverência ao poder do representante da igreja.




 Arte Pintura Surrealismo Francis Bacon Papa Inocencio Velazquez
 Pintura de Francis Bacon que é um dos estudos do retrato  de Inocêncio X de Velázquez
Francis Bacon- 1909/1992
 "O mundo de Bacon não se esgota em seu espetáculo de perversão, mas entra com todos os seus artifícios na nossa consciência. A certo ponto, tornamo-nos conscientes de que o esquálido caos representado pelo pintor é uma realidade que palpita sob muitas aparências habituais e ccorrompidas."(Carluccio citado por Argan, 1998, p.653, Arte Moderna)
      Francis Bacon faz cerca de 54 releituras da obra de Velázquez - Papa Inocêncio X -  retratando a história terrível que a igreja viveu . São obras de grande impacto que mostram um pintor totalmente engajado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário